Política

Deputada do PR é alvo de ataque racista: ‘‘Volta para o zoológico’’

MODELO identificado 4 Boca no Trombone MODELO identificado 4
Foto: reprodução.
Parlamentar do PT-PR foi ofendida por mensagens de voz no Facebook; homem responderá por injúria racial, crime com pena de até cinco anos de prisão

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) foi novamente vítima de racismo, desta vez por meio de mensagens enviadas em uma rede social. Um homem, de 54 anos, , foi autuado nesta sexta-feira (09) pela Polícia Legislativa Federal (PLF) da Câmara dos Deputados. Ele vai responder pelo crime de injúria racial, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa.

Entre as ofensas enviadas à parlamentar, o agressor afirma que ela deveria “voltar para o zoológico” e a chama de “maconheira filha da pu…”. A PLF destacou a importância de denúncias formais, principalmente no ambiente digital, para que crimes como esse sejam coibidos e os responsáveis, punidos.

 

“A Polícia Legislativa Federal tem reforçado a importância de que parlamentares e servidores da Câmara registrem esse tipo de ocorrência criminal, especialmente em ambientes virtuais, para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados”, afirmou o órgão.

Histórico de ameaças

Essa não é a primeira vez que Carol Dartora é alvo de ataques racistas. Em 2023, a deputada relatou uma série de agressões virtuais, incluindo ameaças de morte e mensagens com incitação ao suicídio. Na ocasião, ela organizou um dossiê com o conteúdo das ameaças e o encaminhou ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal e ao Departamento de Polícia Legislativa.

“Nesta semana, recebi mais um e-mail com ameaças contra a minha vida, mais uma tentativa de me calar e me intimidar”, declarou na época. Carol Dartora foi eleita deputada federal nas eleições de 2022 com 130.654 votos, sendo a décima parlamentar mais votada no Paraná. Ela também fez história como a primeira mulher negra a representar o estado na Câmara dos Deputados.

Leia mais: Governador Ratinho JR exalta escolha do novo Papa: “Seu trabalho deve ser de proximidade aos pobres e marginalizados’’

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Câmara nos Bairros: Julio Kuller Fala Sobre a Primeira Sessão no bairro Santa Marta em PG “Escolhi ser delegado de polícia na faculdade”, diz Dr. Luís Gustavo Timossi Secretário Reinaldo destaca sucesso do Feira Mais em Castro Coordenadora explica quem pode tomar vacina contra Dengue em PG Projeto capacita mulheres para empreender em Ponta Grossa Campanha PG Sem Frio mobiliza população para ajudar quem mais precisa em Ponta Grossa Dr. Rafael Sanfelice explica funcionamento e benefícios da nova Câmara Hiperbárica do Centro Hospitalar São Camilo