Ponta Grossa

Desafios estruturais não foram obstáculos para ações da Secretaria de Meio Ambiente em 2024

lago de olarias Boca no Trombone lago de olarias
#image_title
a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Ponta Grossa avançou com diversos projetos e ações voltados para a preservação ambiental

Em 2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Ponta Grossa avançou com diversos projetos e ações voltados para a preservação ambiental, o aumento da arborização urbana e a gestão dos recursos naturais da cidade, além de enfrentar desafios estruturais e climáticos.

Um dos projetos de destaque foi o Lago 2, que encontrou dificuldades devido ao assoreamento do Lago 1 e ao projeto antigo. O plano de revitalização está sendo revisto, com a expectativa de relançar a licitação no início de 2025. A execução de projetos nos demais lagos da cidade depende da implementação do Lago 2, com a confirmação da necessidade dos mesmos a ser realizada por um estudo da Unilivre sobre as bacias dos arroios Olarias, Ronda e Pilão de Pedra.

Frota Municipal: Em 2024, a frota do Paço Municipal ainda não conta com veículos de energia limpa. A terceirização da frota municipal foi realizada em 2022 por meio de um Estudo Técnico Preliminar, o que garantiu economia ao erário público e maior segurança para os servidores, pois os veículos são seguros e passam por manutenção preventiva e corretiva.

Limpeza dos Arroios: A limpeza do Arroio Lago de Olarias e do Arroio Bairro Ronda ocorreu conforme o cronograma, com limpezas realizadas duas vezes por mês e também após os períodos chuvosos, o que contribuiu para a manutenção da qualidade da água e o controle de alagamentos.

A Secretaria de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, também se empenhou em diversas ações relacionadas à recuperação ambiental e ao combate à poluição. Em 2024, a recuperação de fundos de vale foi impulsionada por um plano de incentivo fiscal, com a possibilidade de redução no IPTU para imóveis localizados em Áreas de Preservação Permanente (APPs). No entanto, a remoção de ocupações irregulares não é de competência da SMMA, sendo, contudo, realizada a reestruturação da mata ciliar nas áreas onde as ocupações foram removidas.

Em relação à despoluição ambiental, a Secretaria, em parceria com a Divisão de Lançamento de Faturas Ambientais (DLFA), executou fiscalizações para combater as ligações irregulares de esgoto, notificando os responsáveis e aplicando multas quando necessário. A quantidade de resíduos coletados até agosto de 2024 foi de 1.592,24 toneladas, e 25 novos cooperados foram integrados ao processo de coleta seletiva.

Viveiro Municipal: O trabalho de plantio e manutenção de árvores também avançou em 2024. Foram plantadas 378 árvores, além de 2220 arbustos, 680 gramíneas e 120 mil flores. As principais áreas de plantio incluíram avenidas, praças e rotatórias de grande circulação, como a Av. Bispo Dom Geraldo de Pellanda, Av. Silva Jardim, Portal de Entrada Vendrami, e o Lago do Parque dos Pinheiros, além de diversas áreas de paisagismo e manutenção como o Aeroporto e a UBS Adão Ademar de Andrade.

A equipe de paisagismo também se dedicou à manutenção das áreas verdes da cidade, incluindo podas de árvores e palmeiras em pontos importantes como o Jardim Vertical Vendrami e o Parque Linear, além de realizar a substituição de mudas que sofreram danos por vandalismo ou problemas climáticos.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica