Ponta Grossa

Desafios estruturais não foram obstáculos para ações da Secretaria de Meio Ambiente em 2024

lago de olarias Boca no Trombone lago de olarias
#image_title
a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Ponta Grossa avançou com diversos projetos e ações voltados para a preservação ambiental

Em 2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Ponta Grossa avançou com diversos projetos e ações voltados para a preservação ambiental, o aumento da arborização urbana e a gestão dos recursos naturais da cidade, além de enfrentar desafios estruturais e climáticos.

Um dos projetos de destaque foi o Lago 2, que encontrou dificuldades devido ao assoreamento do Lago 1 e ao projeto antigo. O plano de revitalização está sendo revisto, com a expectativa de relançar a licitação no início de 2025. A execução de projetos nos demais lagos da cidade depende da implementação do Lago 2, com a confirmação da necessidade dos mesmos a ser realizada por um estudo da Unilivre sobre as bacias dos arroios Olarias, Ronda e Pilão de Pedra.

Frota Municipal: Em 2024, a frota do Paço Municipal ainda não conta com veículos de energia limpa. A terceirização da frota municipal foi realizada em 2022 por meio de um Estudo Técnico Preliminar, o que garantiu economia ao erário público e maior segurança para os servidores, pois os veículos são seguros e passam por manutenção preventiva e corretiva.

Limpeza dos Arroios: A limpeza do Arroio Lago de Olarias e do Arroio Bairro Ronda ocorreu conforme o cronograma, com limpezas realizadas duas vezes por mês e também após os períodos chuvosos, o que contribuiu para a manutenção da qualidade da água e o controle de alagamentos.

A Secretaria de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, também se empenhou em diversas ações relacionadas à recuperação ambiental e ao combate à poluição. Em 2024, a recuperação de fundos de vale foi impulsionada por um plano de incentivo fiscal, com a possibilidade de redução no IPTU para imóveis localizados em Áreas de Preservação Permanente (APPs). No entanto, a remoção de ocupações irregulares não é de competência da SMMA, sendo, contudo, realizada a reestruturação da mata ciliar nas áreas onde as ocupações foram removidas.

Em relação à despoluição ambiental, a Secretaria, em parceria com a Divisão de Lançamento de Faturas Ambientais (DLFA), executou fiscalizações para combater as ligações irregulares de esgoto, notificando os responsáveis e aplicando multas quando necessário. A quantidade de resíduos coletados até agosto de 2024 foi de 1.592,24 toneladas, e 25 novos cooperados foram integrados ao processo de coleta seletiva.

Viveiro Municipal: O trabalho de plantio e manutenção de árvores também avançou em 2024. Foram plantadas 378 árvores, além de 2220 arbustos, 680 gramíneas e 120 mil flores. As principais áreas de plantio incluíram avenidas, praças e rotatórias de grande circulação, como a Av. Bispo Dom Geraldo de Pellanda, Av. Silva Jardim, Portal de Entrada Vendrami, e o Lago do Parque dos Pinheiros, além de diversas áreas de paisagismo e manutenção como o Aeroporto e a UBS Adão Ademar de Andrade.

A equipe de paisagismo também se dedicou à manutenção das áreas verdes da cidade, incluindo podas de árvores e palmeiras em pontos importantes como o Jardim Vertical Vendrami e o Parque Linear, além de realizar a substituição de mudas que sofreram danos por vandalismo ou problemas climáticos.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)