Ponta Grossa

Docentes da UEPG definem paralisação das atividades para o dia 2 de abril

IMG_9501 Boca no Trombone IMG_9501
Divulgação
A paralisação deve reunir ações, como painéis temáticos, seminários e uma discussão sobre a política docente na UEPG

Os docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), aprovaram na noite desta quarta-feira (26) uma paralisação das atividades na universidade para o dia 2 de abril. O ato foi definido em Assembleia Geral organizada pela Seção Sindical dos docentes da universidade (Sinduepg) e tem como pauta a luta pelo pagamento da data-base, a revogação da Lei Geral das Universidades, a realização de novos concursos públicos, entre outros assuntos.

A paralisação deve reunir ações, como painéis temáticos, seminários e uma discussão sobre a política docente na UEPG. A mobilização vai em consonância com as demais seções sindicais do Paraná, que devem aprovar a paralisação nas suas assembleias nos próximos dias.

O governo do estado já sinaliza que não pretende realizar a revisão anual dos salários dos servidores, considerando que não previu na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. De acordo com estudo publicado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) o acumulado de perdas salariais dos docentes das universidades estaduais do Paraná supera os 39%.

Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos, a paralisação do dia 2 de abril será um momento de diálogo e análise das condições de trabalho dos docentes das universidades estaduais. “Toda a categoria está assoberbada, num regime de superexploração da força de trabalho por conta da falta de concursos públicos e é paralisado que a gente vai conseguir ter um momento para discutir a categoria, discutir a nossa condição e para avaliar os instrumentos que a gente tem pra construir a luta no ano de 2025”, destaca.

A programação completa da paralisação do dia 2 de abril será definida e divulgada em breve pelo Sinduepg. A participação da categoria é importante para fortalecer a luta pela garantia dos direitos.

Leia também: Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (27) em Ponta Grossa

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Secretário destaca avanços na manutenção de estradas rurais em Castro Nelson Canabarro explica como destinar IRPF aumenta sua restituição Suspeito é preso após ficar entalado em chaminé durante tentativa de furto em PG Coordenador faz alerta: “O governo gasta mais do que arrecada, e quem sofre é a população” Bebês reborn: psicóloga explica até que ponto é saudável Câmara nos Bairros: Julio Kuller Fala Sobre a Primeira Sessão no bairro Santa Marta em PG “Escolhi ser delegado de polícia na faculdade”, diz Dr. Luís Gustavo Timossi