Desde a quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Castro realiza nas 16 UBS, a vacinação contra a gripe em grupos prioritários. A campanha nacional que foi antecipada nessa semana no Paraná, tem como propósito prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias. Em outros estados, a campanha começa no dia 10 de abril.
Para saber como está a imunização em Castro, a reportagem do Portal BnT Online, conversou com a enfermeira e Coordenadora do Departamento de Imunização, Juliana Pinheiro Bueno. Disse que nesse primeiro momento foram recebidas 2.800 doses, e a expectativa é alcançar o máximo de pessoas para cada grupo prioritário.
As pessoas que fazem parte do grupo prioritário já podem receber a vacina. Os grupos são, crianças de seis meses à 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade. Já as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário precisam esperar.
Para se vacinar, o morador deverá procurar umas das 16 unidades de saúde. São elas, Prado, Morada do Sol, Primavera, Arapongas, Alvorada, Cantagalo, Bela Vista, Rosário, Araucária, Jeová, Bom Jesus, Socavão, Abapan, Tronco, Guararema e Castrolanda. A imunização acontece todos os dias, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, com a apresentação da carteira de vacinação, cartão SUS e CPF.
Leia também:
Castro Fight Night acontece neste sábado no Ginásio Douglas Pereira