Em 12 de outubro a Igreja Católica comemora a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.
Para homenageá-la, diversas atividades ocorrerão na Basílica Nova e na Basílica Histórica, ao longo de quinta-feira (12). Ao todo, sete horários de missas serão celebrados, sendo eles às 5, 7, 9, 12, 14, 16 e 20 horas. A Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, ocorre às 9h, no Altar Central do Santuário.
Já a tradicional Missa das Crianças, em comemoração também ao dia das crianças, será realizada às 12 horas, no mesmo local. As celebrações serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo (a12.com/aparecidaaovivo), Aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).
Leia também: Natal Solidário do bairro Costa Rica arrecada doces e brinquedos para crianças carentes
No Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, que fica junto à Paróquia São Sebastião, na Nova Rússia, em Ponta Grossa, as missas começarão às 7h da manhã. Às 10 horas, acontecerá outra celebração e, em seguida, uma carreata festiva pelas principais ruas da cidade.
Às 14 horas, terá início a 39ª procissão em honra a Mãe Aparecida, saindo da frente do Hospital Bom Jesus e seguindo até o Santuário. Assim que chegarem os devotos, será celebrada Missa Solene com o bispo Dom Sergio Arthur Braschi e demais concelebrantes, perto das 15 horas.
Entre os concelebrantes da missa estará o bispo emérito de Taubaté (SP), Dom Carmo João Rhoden presidente da Associação Bom Jesus, uma entidade beneficente, filantrópica e religiosa, pertencente à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, que administra o Hospital do Coração Bom Jesus, em Ponta Grossa, e o Hospital Sagrado Coração, de Prudentópolis.
Lembrando que a procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida começou há 39 anos, justamente com as irmãs que administram o hospital. Hoje é o segundo maior encontro de católicos da Diocese. Só reúne menos fiéis que em Corpus Christi. Com a pandemia do Coronavírus, a procissão não foi realizada por dois anos.
A última celebração do dia 12 está marcada para às 19 horas. No intervalo das missas, estarão acontecendo orações, durante todo o dia. Na quinta-feira, a praça de alimentação vai funcionar o dia todo. A programação da festa da padroeira do Brasil se iniciou com o novenário, já no dia 3. Sempre às 19 horas, as missas-novenas oferecem, ao final, bênçãos especiais: doentes, idosos, jovens, adolescentes, casais, animais, pães, alimentos, trabalhadores, carteiras de trabalho, água, objetos de devoção.
Nesta terça-feira (10), serão abençoadas as chaves das casas. Amanhã, às crianças. Depois da missa de quarta-feira, haverá a Cantata a Nossa Senhora, apresentada por um coral formado por 18 crianças da Catequese.
“Junto com a Lucimara (Toroski), coordenadora da Catequese, e com a Alexsandra Scheiffer, surgiu em nosso coração a necessidade de criar um coral das crianças para que elas pudessem ter a oportunidade de aprender e também de servir na nossa liturgia, que é tão linda. Começamos com 15 crianças, hoje estamos com 18 e, apesar do pouco tempo, vamos ter a graça de fazer uma singela homenagem a Nossa Senhora Aparecida nesse dia 11 de outubro, logo após a missa, com uma simples música. O nosso maior desejo, como coral, não é formar cantores profissionais, mas, sim, mostrar para as crianças e adolescentes que precisamos servir e ajudar a nossa comunidade, colocando nossos dons a serviço do ministério. Eles são o futuro da nossa Igreja. Essa apresentação é o primeiro passo para que possam servir cada vez mais e também serem exemplos para outras crianças e adolescentes. A Igreja precisa dessa pureza que só as crianças têm, para levar Deus através da música a todos”, conta o catequista Leandro do Carmo Silva.