Brasil

Governo Federal desmente boatos de confisco em contas bancárias

66e2dee00bfb9
Reprodução
Governo esclarece que não haverá confisco de dinheiro em contas bancárias. PL 1.847/24 trata de valores esquecidos há mais de 25 anos.

O Governo Federal desmentiu a falsa informação de que haverá confisco de dinheiro depositado em contas bancárias. A confusão se deu após a discussão e aprovação do Projeto de Lei 1.847/24, que trata exclusivamente de valores esquecidos por cidadãos ou empresas em instituições financeiras, como bancos e consórcios, por mais de 25 anos sem movimentação ou solicitação de resgate.

Esses recursos poderão ser incorporados ao Tesouro Nacional após a publicação de um edital no Diário Oficial da União e um prazo de 30 dias para contestação por parte dos titulares. É importante destacar que isso não configura confisco, pois os cidadãos ainda poderão requisitar esses valores posteriormente.

A medida tem como objetivo garantir a manutenção da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e municípios com até 156 mil habitantes. Essa incorporação de recursos será usada para atingir a meta primária do governo, contribuindo para a saúde financeira do país.

Desde 7 de março de 2023, o Banco Central disponibiliza informações em seu site sobre como resgatar valores esquecidos, e o acesso também está disponível para familiares de pessoas falecidas.

Banco Central | Valores a Receber

Leia também: Desfile de 201 anos de Ponta Grossa: ruas começam a ser isoladas no sábado


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG