A propaganda eleitoral gratuita inicia nesta sexta-feira (30) em todo o país. As inserções serão exibidas no rádio e na televisão até o dia 03 de outubro.
Os veículos de comunicação devem transmitir a programação dos partidos políticos e das coligações de segunda a sábado. Nas rádios, a transmissão deve ser feita às 7h e às 12h. Já na TV, às 13h e às 20h30. Cada horário eleitoral dura 10 minutos.
Em Ponta Grossa, a Justiça Eleitoral já definiu os minutos de propaganda eleitoral que cada candidato terá. Veja abaixo:
- O ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD), junto com a coligação ‘Uma Nova Cidade’, formada por PSD, PL, Podemos, Republicanos, Avante, DC, PRTB, PMB e Solidariedade, terá o maior tempo: 04:02 min.
- O deputado Aliel Machado (PV), junto com a coligação ‘Ponta Grossa em Primeiro Lugar’, formada por PV, PT, PCdoB, PSB, PDT, PSOL e Rede, terá 02:29 min.
- A atual prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), junto com a coligação ‘A Força da Verdade’, formada por União Brasil e MDB, terá 02:03 min.
- A deputada Mabel Canto (PSDB), junto com a coligação ‘Muda Ponta Grossa’, formada por PSDB, Cidadania e Progressistas, terá 01:24 min.
- O candidato Magno Zanellato (Novo) não terá espaço na propaganda eleitoral.
A ordem das propagandas eleitorais serão: Aliel Machado – Marcelo Rangel – Elizabeth Schmidt – Mabel Canto. A ordem altera com o decorrer dos dias, em forma de rodízio.
Ao longo da programação diária, também é obrigatório que as emissoras reservem 70 minutos diários para inserções de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre as 5h e a meia-noite. As inserções serão distribuídas na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para o de vereador.
Caso haja segundo turno, em 27 de outubro, o horário eleitoral gratuito será veiculado entre os dias 11 e 25 de outubro, com 5 minutos iguais para cada candidato.
Leia também: SBT irá manter o nome ‘Programa Silvio Santos’ após a morte do apresentador