Após o afastamento do juíz Eduardo Appio na noite desta segunda (22), a juíza Gabriela Hardt está novamente à frente da da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, que é responsável pela Operação Lava Jato.
Hardt já esteve a frente da comarca em 2019, onde condenou o presidente Luís Inácio Lula da Silva no caso do Sítio de Atibaia. As penas, no entanto, foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal em 2021, por conta de imparcialidade no julgamento conduzido pela 13°.
A juíza, que deverá assumir de forma efetiva quando voltar de férias, é nascida em São Mateus do Sul e tem 42 anos.
Afastamento
Eduardo Appio foi afastado do cargo pelo TRF-4 após uma representação feita pelo desembargador Marcelo Malucelli, que, no mês passado, pediu para deixar a relatoria de processos oriundos da operação após a divulgação de ter relações pessoais com a família do senador Sergio Moro (União-PR), fato que o impediria de analisar os casos.
O afastamento de Appio foi baseado na acusação de que o magistrado teria entrado em contato com o filho do desembargador para confirmar o parentesco entre os dois. O advogado João Malucelli é sócio de Moro em um escritório de advocacia.
Appio, que estava à frente das investigações, iria convocar Deltan Dallagnol, deputado cassado, para depor no caso contra Moro.
Leia também: Ponta Grossa realiza em setembro o 1º Transforma Agro Paraná 2023