Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest com 203 deputados federais revela um cenário político desafiador para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento, conduzido entre 7 de maio e 30 de junho, mostra que 46% dos parlamentares avaliam negativamente a atual gestão federal. Outros 27% consideram o governo como positivo, enquanto 24% classificam como regular. Apenas 3% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
A pesquisa também avaliou a percepção dos deputados sobre a relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Para 51% dos entrevistados, essa relação é negativa. Outros 30% consideram regular e 18% avaliam positivamente. Apenas 1% não respondeu.
Outro dado relevante do levantamento diz respeito à percepção dos parlamentares sobre os rumos da economia brasileira. Para 64% dos deputados, o país está seguindo na direção errada. Em contrapartida, 28% acreditam que o Brasil está no caminho certo. O percentual de indecisos ou que preferiram não opinar é de 8%. O levantamento ocorre em meio às discussões sobre a solidez da base aliada do governo na Câmara e em um contexto de pré-articulação eleitoral para 2026.
Leia mais: Jairinho Delgado e Alex Dlucca passam por audiência de instrução em PG
Comentar