O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por duas cirurgias nesta sexta-feira (29), em Brasília. Um dos procedimentos foi para resolver um problema de artrose no quadril, já o outro, ocorreu devido a um excesso de pele nas pálpebras.
Segundo o hospital, Lula está acordado e se recupera bem da cirurgia “O procedimento transcorreu sem intercorrências, o presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, o presidente irá para um apartamento, um quarto normal, não necessitando de semi-intensiva nem de UTI”, afirmou o cardiologista Roberto Kalil Filho.
Lula tem artrose – que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações – no fêmur direito, o que causa dores e até limitações de movimento, por causa do atrito entre os ossos.
A cirurgia consiste na colocação de próteses em substituição ao osso tanto da cabeça do fêmur, quanto da cavidade óssea (acetábulo) onde ele se encaixa, restituindo a capacidade de articulação e movimentação da perna e do quadril.
Nessa primeira fase, segundo o médico, Lula deverá usar andador e muletas para ajudar no equilíbrio até que consiga ficar em pé e caminhar plenamente.
Cirurgia nas pálpebras
Além da cirurgia no quadril, Lula passou por um procedimento nas pálpebras, a blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região, que dá um aspecto de pálpebra caída.
Segundo o médico Kalil Filho, a cirurgia não foi informada previamente porque dependia do sucesso da operação no quadril. “Não estava certo que ele iria fazer nenhum tipo de procedimento. Após o final da cirurgia ortopédica, respondeu muito bem à cirurgia e à anestesia, se aproveitou e fez essa correção”, justificou Kalil.
A recuperação dessa operação também é considerada simples, de acordo com o médico.
Leia também: Chopp Solidário em prol de ONGs de animais acontece neste sábado (30) em PG
1 Comentário