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MEC orienta como garantir uso pedagógico do celular na escola

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FOTO AGÊNCIA BRASIL
Na educação infantil, recomenda-se o uso de atividades desplugadas, priorizando experiências que estimulem a criatividade

Diversos estudos apontam que o uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes pode causar distúrbios de atenção; atrasos no desenvolvimento da cognição e da linguagem; miopia; problemas no sono; e sobrepeso. Tendo em vista esse cenário, por meio da Lei nº 15.110/2025, o governo federal restringiu o uso de celulares nas escolas, tanto nas salas de aula quanto nos recreios e intervalos. 

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) criou guias para orientar o uso dos dispositivos nos momentos em que tiverem finalidade educativa. Os documentos reforçam que, quando planejado de forma intencional, o uso do celular pode enriquecer o ensino e ampliar o acesso à educação, especialmente em contextos de desigualdade. 

Educação digital e midiática – A educação digital e midiática é essencial para desenvolver habilidades críticas e éticas no uso da informação. Ela capacita os alunos a navegarem com discernimento no ambiente digital, promovendo análise crítica, colaboração virtual e uso responsável das tecnologias. 

Para isso, as escolas devem conscientizar estudantes e famílias sobre o uso equilibrado da tecnologia, transformando dispositivos em aliados da aprendizagem. Nesse sentido, o MEC está promovendo uma série de iniciativas que apoiam a construção desse ecossistema digital. 

Confira algumas dicas e materiais úteis para garantir que a integração da tecnologia no ambiente educacional seja eficaz: 

  • Planejamento consciente e direcionado: é fundamental que os professores saibam definir os objetivos de aprendizagem, selecionando ferramentas e estratégias que realmente contribuam para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. 
  • Tecnologia como meio, não fim: a tecnologia deve ser utilizada como um meio para promover o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no plano pedagógico, e não como um fim em si mesma. Os professores devem articular a tecnologia com conteúdos, competências e habilidades curriculares. 
  • Reflexão crítica sobre o uso de tecnologias: os estudantes precisam ser estimulados a refletir criticamente sobre as tecnologias e informações no ambiente digital, tendo clareza sobre como elas influenciam suas relações, seus comportamentos e suas percepções de mundo. Além disso, é essencial ensinar habilidades como a verificação e análise crítica de informações confiáveis, promovendo o uso consciente, ético e responsável da internet. 
  • Estratégia contextualizada: a integração de tecnologias no ambiente educacional deve considerar o contexto sociocultural e as características dos estudantes, garantindo que as ferramentas digitais dialoguem com as suas realidades e ampliem as possibilidades de aprendizado. 

Dispositivos – Na educação infantil, recomenda-se o uso de atividades desplugadas, priorizando experiências que estimulem a criatividade, a interação e o desenvolvimento motor das crianças. Já no ensino fundamental e médio, a recomendação é sempre priorizar o uso de dispositivos digitais da escola que sejam apropriados para as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas. 

Recursos  O MEC desenvolveu um questionário on-line que ajuda professores da educação básica a identificar seus saberes digitais para o uso de tecnologias digitais e fornece orientações para melhoria da prática pedagógica. 

Também há uma coletânea de cursos disponíveis no Avamec sobre o tema, que podem ser acessados no endereço: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/competencias-e-formacao. 

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