O Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa tem como função primária de uma instituição museológica, justamente contar essa história de como a sociedade ponta-grossense evoluiu no contexto desta modalidade esportiva ao longo de décadas, através de estudo, ações e das peças que compõem o seu acervo. Após as atividades em 2024, com destaque para a primeira exposição temporária realizada pelo Memorial, em novembro, no Colégio Sepam, o foco da entidade agora é o planejamento e o calendário para a próxima temporada.
A relevância deste trabalho do Memorial leva em conta que o basquete desempenhou e continua seguindo com um importante papel na formação da sociedade ponta-grossense. Organizar e compartilhar este acervo documental é essencial para preservar a história, incentivar a pesquisa e promover a comunicação do museu. Assim, a entidade vem realizando uma série de atividades, presenciais e online, como mostras e debates sobre o basquetebol e seus personagens que fizeram parte desta trajetória esportiva, que iniciou no final da década de 1930, em Ponta Grossa.
Leia mais: Prefeito Henrique Carneiro passa a integrar o Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde
Carmen Rachel Cunha Silva, presidente do Memorial, comentou sobre a sequência desse trabalho. “Entre as diversas atividades no calendário, temos como exemplo, a participação na Semana Nacional de Museus, que abrange instituições de todo o país. O evento acontece desde o ano de 2003 e busca divulgar, promover e valorizar os museus brasileiros. Também tivemos recentemente a exposição temporária, no Colégio Sepam”, diz
A presidente ainda destaca ideias futuras para o Memorial do Basquetebol: “Compartilhamos com a comunidade um pouco dos quase 100 anos de história do basquete em Ponta Grossa e a ideia é realizar futuras mostras como esta, entre outras ações. Neste contexto e sobre tudo isso que envolve nossa iniciativa, também estamos buscando recursos e mais apoiadores para o nosso grande projeto, que é a futura construção de uma sede própria. Já temos o terreno e o trabalho está na fase inicial de estudo do projeto arquitetônico”, completou Carmen.