Destaque

Nova diretoria do Conselho do Laicato do Sul 2 é eleita

Aclamação aconteceu durante assembleia realizada no dia 23 de março Boca no Trombone Aclamação aconteceu durante assembleia realizada no dia 23 de março
AssCom Diocese de Ponta Grossa e CNLB
Aclamação aconteceu durante assembleia realizada no dia 23 de março

A XXXVIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 2, realizada na Diocese de Ponta Grossa neste fim de semana, contou com a presença de representantes de dez dioceses e organismos filiados e teve como um dos momentos centrais a eleição da nova diretoria. Com chapa única, a escolha foi feita por aclamação, e Paulo Antônio Conte, da Paróquia Bom Pastor, de Mandaguari, Arquidiocese de Maringá, foi definido como o novo presidente do CNLB Sul 2. O mandato terá duração de três anos.

Conte, que anteriormente presidia a Província de Maringá, destacou a importância da orientação pastoral dentro do CNLB Sul 2. “Assim como sabemos da importância de se ter um pai biológico, também precisamos de um pastor como Dom Severino Clasen, que é o pastor do CNLB Sul 2 e acompanha o laicato. Ele nos ajuda a compreender questões que necessitam de luz”, ressaltou o presidente eleito.

A estrutura do laicato conta com diferentes instâncias organizacionais: nacional, regional, diocesana e provincial. Cada quatro dioceses formam uma província, sendo que os leigos compõem a maioria na Igreja. “O papel do cristão leigo é levar a vivência cristã para a sociedade, atuando em diversas frentes como política, ciência, cultura e empreendedorismo. Precisamos colaborar para que o Reino de Deus e a casa comum que recebemos sejam cuidados”, explicou Conte, citando as palavras do Papa Francisco.

A assembleia também contou com a presença do bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, que celebrou a Santa Missa no domingo. Ele reforçou o papel dos leigos na Igreja e na sociedade. “O Conselho é a reunião dos fiéis leigos em torno da vivência da fé. Refletimos sobre os desafios diários e sobre como viver a fé em nosso cotidiano”, disse Dom Bruno. Já o bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi, destacou a importância da sinodalidade e o jubileu de 2025, presenteando os participantes com a execução do Hino Oficial do jubileu.

Presenças e mensagens

Dom Geovane Pereira de Melo, bispo da Diocese de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, enviou uma mensagem ressaltando o contexto especial da assembleia. “Estamos celebrando um jubileu com o tema ‘Peregrinos de Esperança’ e buscando aplicar as conclusões do Sínodo sobre sinodalidade. Que esta assembleia sirva como impulso para que os leigos e leigas tomem consciência de sua vocação batismal e de seu papel na Igreja e na sociedade”, afirmou.

Dom Frei Severino Clasen, arcebispo de Maringá e bispo referencial para o laicato no Regional Sul 2, participou do evento na sexta-feira, levando palavras de incentivo aos leigos. Já Célia Soares de Souza, assessora da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, enfatizou que a assembleia ocorreu em um período de jubileu importante, incluindo os 50 anos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil e o centenário da Diocese de Ponta Grossa.

Roberto Mistrorigo Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, da Diocese de Ponta Grossa, foi eleito tesoureiro e também atuará junto à Comissão Nacional de Formação. Ele apontou como meta fortalecer o Conselho e as Escolas de Fé e Política. “Queremos fortalecer o Projeto Encantar a Política, apoiar iniciativas socioambientais e identificar novas lideranças para uma inserção mais ativa do laicato”, disse.

Nova Diretoria

A diretoria eleita do CNLB Sul 2 ficou composta da seguinte forma:

  • Presidente: Paulo Antônio Conte (Arquidiocese de Maringá);
  • 1ª Vice-presidente: Luzia Aparecida Favetta (Diocese de São José dos Pinhais);
  • 2ª Vice-presidente: Tereza Maria Pauliqui Peluso (Arquidiocese de Maringá);
  • 3º Vice-presidente: Alex Sander da Silva (Diocese de Toledo);
  • 4º Vice-presidente: Eraldo José Corrêa (Diocese de Jacarezinho);
  • Tesoureiro geral: Roberto Mistrorigo Barbosa (Diocese de Ponta Grossa).

A nova gestão tem como desafio fortalecer a atuação dos leigos dentro e fora da Igreja, promovendo maior participação nas questões sociais e políticas, alinhadas à missão evangelizadora da Igreja Católica.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)