Destaque

Nova diretoria do Conselho do Laicato do Sul 2 é eleita

Aclamação aconteceu durante assembleia realizada no dia 23 de março Boca no Trombone Aclamação aconteceu durante assembleia realizada no dia 23 de março
AssCom Diocese de Ponta Grossa e CNLB
Aclamação aconteceu durante assembleia realizada no dia 23 de março

A XXXVIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 2, realizada na Diocese de Ponta Grossa neste fim de semana, contou com a presença de representantes de dez dioceses e organismos filiados e teve como um dos momentos centrais a eleição da nova diretoria. Com chapa única, a escolha foi feita por aclamação, e Paulo Antônio Conte, da Paróquia Bom Pastor, de Mandaguari, Arquidiocese de Maringá, foi definido como o novo presidente do CNLB Sul 2. O mandato terá duração de três anos.

Conte, que anteriormente presidia a Província de Maringá, destacou a importância da orientação pastoral dentro do CNLB Sul 2. “Assim como sabemos da importância de se ter um pai biológico, também precisamos de um pastor como Dom Severino Clasen, que é o pastor do CNLB Sul 2 e acompanha o laicato. Ele nos ajuda a compreender questões que necessitam de luz”, ressaltou o presidente eleito.

A estrutura do laicato conta com diferentes instâncias organizacionais: nacional, regional, diocesana e provincial. Cada quatro dioceses formam uma província, sendo que os leigos compõem a maioria na Igreja. “O papel do cristão leigo é levar a vivência cristã para a sociedade, atuando em diversas frentes como política, ciência, cultura e empreendedorismo. Precisamos colaborar para que o Reino de Deus e a casa comum que recebemos sejam cuidados”, explicou Conte, citando as palavras do Papa Francisco.

A assembleia também contou com a presença do bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, que celebrou a Santa Missa no domingo. Ele reforçou o papel dos leigos na Igreja e na sociedade. “O Conselho é a reunião dos fiéis leigos em torno da vivência da fé. Refletimos sobre os desafios diários e sobre como viver a fé em nosso cotidiano”, disse Dom Bruno. Já o bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi, destacou a importância da sinodalidade e o jubileu de 2025, presenteando os participantes com a execução do Hino Oficial do jubileu.

Presenças e mensagens

Dom Geovane Pereira de Melo, bispo da Diocese de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, enviou uma mensagem ressaltando o contexto especial da assembleia. “Estamos celebrando um jubileu com o tema ‘Peregrinos de Esperança’ e buscando aplicar as conclusões do Sínodo sobre sinodalidade. Que esta assembleia sirva como impulso para que os leigos e leigas tomem consciência de sua vocação batismal e de seu papel na Igreja e na sociedade”, afirmou.

Dom Frei Severino Clasen, arcebispo de Maringá e bispo referencial para o laicato no Regional Sul 2, participou do evento na sexta-feira, levando palavras de incentivo aos leigos. Já Célia Soares de Souza, assessora da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, enfatizou que a assembleia ocorreu em um período de jubileu importante, incluindo os 50 anos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil e o centenário da Diocese de Ponta Grossa.

Roberto Mistrorigo Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, da Diocese de Ponta Grossa, foi eleito tesoureiro e também atuará junto à Comissão Nacional de Formação. Ele apontou como meta fortalecer o Conselho e as Escolas de Fé e Política. “Queremos fortalecer o Projeto Encantar a Política, apoiar iniciativas socioambientais e identificar novas lideranças para uma inserção mais ativa do laicato”, disse.

Nova Diretoria

A diretoria eleita do CNLB Sul 2 ficou composta da seguinte forma:

  • Presidente: Paulo Antônio Conte (Arquidiocese de Maringá);
  • 1ª Vice-presidente: Luzia Aparecida Favetta (Diocese de São José dos Pinhais);
  • 2ª Vice-presidente: Tereza Maria Pauliqui Peluso (Arquidiocese de Maringá);
  • 3º Vice-presidente: Alex Sander da Silva (Diocese de Toledo);
  • 4º Vice-presidente: Eraldo José Corrêa (Diocese de Jacarezinho);
  • Tesoureiro geral: Roberto Mistrorigo Barbosa (Diocese de Ponta Grossa).

A nova gestão tem como desafio fortalecer a atuação dos leigos dentro e fora da Igreja, promovendo maior participação nas questões sociais e políticas, alinhadas à missão evangelizadora da Igreja Católica.

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Bnt News: Tonia Mansani fala sobre Sala do Empreendedor de Ponta Grossa Castro valoriza o esporte com Olimpíadas do Trabalhador e polos esportivos no interior Advogada alerta para diferentes formas de assédio e reforça importância da denúncia Palmeira anuncia novo Pronto Atendimento Municipal com investimento de R$ 9 milhões Projeto “Minha Nossa Ponta Grossa” promove cultura local com arte e poesia. Paraná realiza maior programa de cirurgias eletivas do país, afirma Beto Preto ao BnT news UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior