#VCcomaBNT Destaque

Obra causa deslizamento de terra e ruptura de parede em residência no Cará Cará

O dono da residência alertou sobre os riscos uma semana antes do incidente, mas medidas não foram tomadas. A Defesa Civil interditou parcialmente uma das casas.

Uma situação assustadora aconteceu neste final de semana com alguns moradores na Rua Jorge Jarski, no bairro Cará Cará, em Ponta Grossa. Um desmoronamento de terra ocasionou na ruptura da parede de uma residência, apresentando sérios riscos aos moradores do local.

Tudo indica, segundo o morador prejudicado, que o problema começou quando uma construção ao lado de seu terreno se iniciou, afetando a fundação e causando o deslizamento de terra que danificou a parede da casa.

Leia também: Menino de PG, de 7 anos, vai a óbito e família ainda não tem diagnóstico

Como começou

O dono da residência, Jader, afirmou que desde que se iniciou a construção havia um barranco de terra muito grande e durante as obras foi retirado muito desse material, sendo deixado apenas uma fina camada de terra entre o muro e a nova construção. Esse barranco possui cerca de 4 metros de altura.

Os sinais de problemas estruturais eram visíveis, com rachaduras no muro, e o dono da casa afirma que comunicou sobre o risco ao engenheiro da obra, uma semana antes do desmoronamento. No entanto, as medidas necessárias não foram tomadas, e com as chuvas intensas nos últimos dias, a parede desabou, comprometendo a estrutura da residência.

Respostas

A Defesa Civil esteve no local no início da noite de domingo (08) e realizou uma vistoria, sendo feita a interdição parcial de uma das residências e a orientação para que os moradores se afastassem do local devido ao risco iminente de outro desmoronamento.

Além da parede danificada, uma rachadura no chão da casa também surgiu como consequência do incidente.

O engenheiro responsável pela obra afirmou ao portal Boca no Trombone que já havia alertado ao dono da construção sobre a necessidade de medidas de contenção em relação ao muro vizinho, porém nenhuma atitude foi tomada.

Em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, foi esclarecido que o Crea-PR não identificou fiscalização no local, no entanto, será encaminhado um fiscal para verificar a responsabilidade pela obra e pelos danos causados na edificação vizinha.

Confira a cobertura feita pelo repórter Ricardo Marcondes no último domingo (08):


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI