O 1º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa iniciou nesta terça-feira (18), a 1ª fase da “Operação Malibu”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e fortalecer a segurança pública na região.
A ação, conduzida pela Agência Local de Inteligência do 1º BPM, contou com o apoio de Policiais Militares de diversas unidades, incluindo o 4º CRPM, 2º BPM e 14º BPM, para cumprir mandados de busca e apreensão em cidades como Ponta Grossa, Piraí do Sul, Jaboti e Foz do Iguaçu.
Nesta quinta (20), foi desencadeada a 2ª fase da Operação Malibu, com o apoio de policiais militares da ROTAM, CHOQUE e ROCAM do 1° BPM, além de Agentes de Inteligência do 4º CRPM. Através de um trabalho intenso de inteligência, ao longo da operação foram cumpridos um total de 17 mandados de busca e apreensão, todos emitidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Ponta Grossa. Os resultados obtidos foram considerados excelentes pelas autoridades.
Dentre os objetos apreendidos, destacam-se 20 aparelhos celulares, 5 pen drives, 1 cartão de memória, 1 notebook, 2 pistolas calibre 9mm, 1 pistola calibre .380, 2 revólveres calibre .38, 1 revólver calibre .32, 1 espingarda artesanal, 54 munições e 1 tornozeleira eletrônica.
Além disso, a operação resultou na prisão de 5 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Dentre as substâncias apreendidas estão 1,1 kg de substância análoga a crack, 3,75 kg de substância análoga a maconha, 5 comprimidos de ecstasy e 5 pés da planta cannabis sativa.
Contudo, durante o cumprimento dos mandados nas cidades de Ponta Grossa e Jaboti, as equipes policiais foram confrontadas por indivíduos armados. O embate resultou em dois óbitos, um no Jardim Paraíso, em PG, e outro em Jaboti.
O 4º CRPM reafirma o seu compromisso contínuo com a segurança e bem-estar da população, garantindo que esforços adicionais serão empreendidos para manter a ordem pública e coibir quaisquer atividades ilícitas na região, especialmente aquelas relacionadas ao tráfico de drogas e crimes contra a vida.
Leia também: IAT concede autorização ambiental para nova unidade da Frísia em Ponta Grossa