O Vaticano confirmou, nesta sexta-feira (09), que a missa de posse do novo papa, Leão XIV, acontecerá no próximo dia 18 de maio, às 10h (horário local, 5h em Brasília), na Praça de São Pedro, marcando oficialmente o início de seu pontificado à frente da Igreja Católica, que reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.
Antes da cerimônia solene, o novo pontífice tem compromissos previstos com o Colégio de Cardeais. Neste sábado (10), ele se reunirá com os cardeais que participaram do conclave. Já no domingo (11), Leão XIV fará sua primeira aparição pública após a eleição, com uma oração e saudação da sacada da Basílica de São Pedro.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o 267º papa da Igreja Católica. Escolheu o nome Leão XIV, sucedendo o papa Francisco, falecido no último dia 21. O novo papa é conhecido por sua atuação pastoral, pela defesa do diálogo e pela ênfase em temas sociais.
O lema episcopal de Leão XIV, In Illo uno unum (“Em um só somos um”), foi extraído de um sermão de Santo Agostinho sobre o Salmo 127. A expressão ressalta a união dos cristãos em Cristo, tema que deve nortear o pontificado do novo papa, que já sinalizou disposição em promover uma Igreja mais próxima das pessoas e atenta aos desafios contemporâneos.