Quem passa pela Avenida David Federmann, consegue perceber uma intensa movimentação de trabalhadores no prédio onde seria a Câmara de Vereadores. Isso porque, neste mês de abril, a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul deu início às obras de reforma e revitalização do imóvel.
Agora sob a reponsabilidade da Prefeitura, a retomada da obra é um passo importante rumo ao futuro para que o uso do edifício, que ficou por muitos anos abandonado, enfim, se torne realidade. Depois de restaurado, o prédio será aproveitado pela Prefeitura e suas secretarias. O investimento na reforma gira em torno de mais de 1 milhão de reais.
Leia também: Paróquias de Ponta Grossa promovem rifas de fuscas clássicos para projetos de evangelização
Com um novo projeto arquitetônico, o local passará por revitalização da fachada, a adaptação das áreas internas e externas, a colocação de novos pisos, banheiros, telhado e a substituição do forro. Serão refeitas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, garantindo funcionalidade em todas as áreas do prédio. O projeto prevê novos calçamentos e um estacionamento coberto.
Histórico
O prédio começou a ser construído em 2014, com previsão de entrega para 2016, mas não foi finalizado e não pôde ser utilizado. A polêmica obra foi alvo de ações judiciais, solucionadas apenas nesta gestão. Ao longo dos anos contabilizou prejuízos em virtude de vandalismos e furtos. Pelo abandono, sofreu deterioração e o estado precário gerou muita insatisfação e reclamações por parte comunidade, um problema que parecia sem resposta.
Pelo interesse do município em reformar o edifício, a Câmara Municipal manifestou o desejo de transferir o imóvel à Prefeitura, medida que foi tomada entre 2022 e 2023. Em março de 2024 foi publicada a Ordem de Serviço para o início da reforma, que não só vai melhorar a aparência da localidade, como dará, principalmente, funcionalidade ao prédio público municipal.
“A retomada deste projeto é um marco para nossa cidade, revitalizando um prédio abandonado por anos e que em breve poderá ter a devida destinação e utilidade. É uma obra que nos traz muita alegria e que reafirma o nosso compromisso com a população piraiense”, destacou o prefeito municipal Henrique Carneiro.