Destaque Política

Plano de Cargos do Magistério é aprovado na Câmara de PG

Fotos: Jackson Lincoln Lopes
Aqueles com Graduação, Especialização e Mestrado terão um acréscimo de, pelo menos, 16%, podendo chegar até 30% do valor do Magistério

Nesta segunda-feira (11), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 472/23, que estabelece o novo Plano de Cargos do Magistério. O plano beneficiará mais de 3.200 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que atuam na Rede Municipal de Ensino.

Uma das principais conquistas é o pagamento integral do Piso Nacional (R$4420,55) no nível inicial da tabela de salários para os professores com o nível de Magistério. Aqueles com Graduação, Especialização e Mestrado terão um acréscimo de, pelo menos, 16%, podendo chegar até 30% do valor do Magistério, de acordo com sua titulação.

Leia também: Câmara de PG aprova por unanimidade fornecimento gratuito de cannabis medicinal

Além desses acréscimos, os professores poderão ter aumento na remuneração por meio de promoções por formação através de cursos e avaliações periódicas. O Biênio, adicional por tempo de serviço, também será elevado, uma vez que o salário base passa a ter um valor mais alto em comparação com a remuneração atual, que é paga como complemento.

O projeto de lei aprovado hoje (PL472) tem 118 artigos e representa uma atualização necessária da Lei 12.269/2015, que estabelece os direitos e deveres dos professores atualmente.

A aprovação foi possível graças ao trabalho de uma Comissão composta por membros do Sindicato dos Servidores Municipais e representantes da Secretaria Municipal de Educação. O resultado desse debate foi homologado pela Comissão Geral de Plano de Cargos nomeada pela Prefeita Municipal no início de maio de 2023.

A nova Lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2024, representando mais uma conquista histórica dos professores municipais e destacando o trabalho sério da Diretoria do SindServ.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone