Destaque Ponta Grossa

População negra é homenageada na Câmara de PG com apresentação de capoeira e discurso

Uma exposição de cartazes sobre o mês da Consciência Negra pode ser vista até o dia 21 no hall da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social.

Na tarde de hoje (20) durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, um grupo de capoeira fez uma apresentação em alusão ao Dia da Consciência Negra e em seguida o presidente da Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais (ISNEC), José Luiz Teixeira, se dirigiu ao púlpito para discursar sobre a data.

Em entrevista ao portal Boca no Trombone, José afirmou que a data de hoje é importante não somente para lembrar do passado e não deixar que se repita, mas também para enfatizar que o povo negro sabe onde quer chegar. “Tudo que nos foi feito nos últimos 350 anos ainda não cicatrizou mas com a luta do nosso povo e com nossos ideais, haveremos de encontrar solução para que tenhamos um caminho de glória e conquistas”, disse.

CONSCIENTIZAÇÃO NA COMUNIDADE

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa (COMPIR-PG), com o apoio da Prefeitura, organizou uma série de atividades para conscientizar a comunidade sobre a importância da igualdade racial.

Uma delas é a Exposição de Cartazes sobre o mês da Consciência Negra, que pode ser vista até o dia 21 no hall da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social. Depois disso, os trabalhos ficam em exposição até o dia 28 de novembro no saguão da Prefeitura de Ponta Grossa.

“Não existe cultura brasileira sem a cultura negra, porque não existe sociedade justa se não houver igualdade racial. A data do dia 20 foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695”, lembra e frisa a presidente do Conselho, Cristiane Zelenski.

A programação inclui ainda panfletagem com a legislação antirracista, a qual será realizada em parceria com o Instituto Sorriso Negro do Campos Gerais, no próximo dia 21, ao lado do Terminal Central. Também está programada a palestra da conselheira do COMPIR, Neumari Cunha, para funcionários dos Correios, no dia 23.

De acordo com a presidente do Conselho, a consciência negra é basicamente o orgulho da cor da pele negra e a luta por pertencimento e respeito. A ideia foi extraída dos movimentos sociais que lutam contra o racismo e pela igualdade racial.

“O Dia da Consciência Negra é também um dia de luta pela igualdade racial. Essa data veio para contribuir com a problematização e rompimento de padrões estéticos, morais e culturais na sociedade brasileira”, complementa Cristiane.

Leia também: Dia da Consciência Negra: UEPG traz vivências de alunas e servidoras


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI