Destaque Ponta Grossa

Prefeitura afasta guarda municipal que teria agredido adolescente com autismo em UPA de PG

Secretaria instaurou um processo administrativo e o guarda será afastado de suas funções até que seja investigado todo o caso

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, informou que afastou o guarda municipal que teria agredido um adolescente com autismo na tarde desta sexta-feira (02), na UPA Santana.

De acordo com a nota da Prefeitura,a secretaria instaurou um processo administrativo e o guarda será afastado de suas funções até que seja investigado todo o caso. Leia o posicionamento:

“A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública informa que já foi instaurado processo administrativo e que a denúncia está sendo investigada pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal. As informações colhidas também já foram repassadas para a Polícia Civil para que sejam tomadas as devidas providências.

Além disso, o agente também será afastado das funções de atendimento ao público até que sejam finalizadas as investigações da Corregedoria.

Por fim, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública ressalta  que as apurações serão tratadas com o devido rigor e que não admite, sob nenhuma hipótese, o emprego de ações que estejam em desacordo com os protocolos padrão de segurança e de atendimento da população”.

 

O caso

Segundo a mãe do adolescente de 16 anos, portador de autismo, que denunciou o caso ao BNT, ele estaria agitado na UPA Santana, proferindo xingamentos e ameaças, devido a falta de remédio. As enfermeiras acionaram a Guarda Municipal, que foi até o local.

Na UPA, um dos agentes teria entrado no quarto, perguntando para o adolescente se “ele era o valentão” e, em seguida, dado um tapa no rosto do paciente. Ainda segundo a mãe, o guarda teria dito que voltaria, caso precisasse. O jovem ficou apavorado.

Em boletim da GCM, a que o portal Boca no Trombone teve acesso, o guarda confirma que o jovem estava alterado, mas relatou que não houve nenhuma agressão por parte dele. A Prefeitura investiga o caso.

Leia também: Deputados da região comentam volta das atividades da ALEP e suas principais metas


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI