A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou, na última quarta-feira (02), a cessão de 39 propriedades particulares à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para o sistema de captação do Rio Tibagi. O Decreto 25.087 foi publicado no Diário Oficial do Município.
Conforme o documento, as desapropriações e declarações ocorrem do ponto onde vai ocorrer a captação do Rio Tibagi, em Desvio Ribas, segue pela lateral da rodovia BR-376 e termina no portal da cidade de Ponta Grossa. Seis propriedades foram destituídas para que haja a captação, o acesso ao local da captação, a implantação de uma estação de tratamento de água e um reservatório.
Leia mais: Lula reage a tarifa dos EUA e promete medidas para proteger empresas brasileiras
Outras 33 propriedades foram cedidas à Sanepar para que seja realizada a passagem da infraestrutura da rede elétrica, tubulações e telecomunicações e da adutora de água tratada. Entre as proprietárias particulares, estão empresas como a Frísia, Costa Teixeira e a Cargill. Esse trecho será o caminho onde a água seguirá até os consumidores.
A Sanepar prevê um investimento de R$ 200 milhões para a realização das obras do Rio Tibagi. Com a conclusão das obras, a capacidade de abastecimento de água em Ponta Grossa deve ter um crescimento de 50%.