Prestes a completar um ano, os governos da Alemanha e dos Estados Unidos autorizaram o envio de tanques de guerra de alta tecnologia para a Ucrânia para auxiliar o país na invasão da Rússia.
O presidente norte-americano Joe Biden anunciou que planeja enviar aproximadamente 30 tanques Abrams para o país invadido. Os EUA também enviarão um pequeno número de veículos de recuperação, usados para auxiliar no reparo de tanques no campo de batalha.
Já a Alemanha entregará 14 tanques de guerra do tipo Leopard para a frente de batalha. O país autorizou que outras nações também mandem os tanques para a Ucrânia. Como a Alemanha fabrica os equipamentos em outros locais, essa autorização era necessária.
Para os russos, a iniciativa leva o conflito no leste europeu a um novo patamar. O Kremlin afirmou que a decisão é extremamente perigosa e que levará o conflito a um novo nível. Vladmir Putin já deu declarações que não pretende trégua até conseguir seu objetivo e já ameaçou atacar o país vizinho com armas nucleares.
A guerra, que deu início em 24 de fevereiro de 2022, tem persistido pela resistência da Ucrânia, que conseguiu conter diversas frentes de invasão russa com o auxílio de equipamentos dos EUA e de países europeus.