Política

Projeto que cria Quadro de Oficiais Especialistas para PM e Bombeiros avança na ALEP

alep5
o texto original prevê que, no mínimo, metade das vagas dos cursos de oficiais seja destinada a subtenentes

O projeto de lei 543/2024, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e segue em tramitação em caráter de urgência. A proposta estabelece a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE) na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, regulamentando o acesso de praças — do posto de soldado até subtenente — à carreira de oficiais.

A matéria, que passou por emendas e será reavaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), propõe que o ingresso nos cursos de oficiais ocorra por meio de concursos internos em cada corporação, com provas de conhecimentos, exames de saúde e testes de aptidão física. Na Polícia Militar, o texto original prevê que, no mínimo, metade das vagas dos cursos de oficiais seja destinada a subtenentes, promovendo a valorização e o avanço profissional dentro da corporação.

A tramitação acelerada do projeto reflete a urgência da medida, apontada pelo Executivo como uma forma de fortalecer e qualificar os quadros de segurança pública no Paraná.

Leia também  ALEP discute reestruturação da PM e privatização da Celepar


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG