Política

Projeto que oferta de medidor digital de glicose a menores vai à sanção

glice
O projeto de lei 1036/2023 passou em redação final na sessão plenária de segunda-feira (2)

A Assembleia Legislativa do Paraná concluiu a tramitação e encaminhou para sanção o projeto de lei que beneficia crianças e adolescentes com diabetes mellitus. Trata-se da campanha permanente de monitoramento digital contínuo de glicemia no Estado do Paraná. O objetivo é incentivar o fornecimento de aparelhos digitais para medição e sensores de controle glicêmico a pacientes diabéticos com idades entre 4 e 17 anos, sem a necessidade de furar o dedo várias vezes ao dia para realizar o controle.

O projeto de lei 1036/2023 passou em redação final na sessão plenária de segunda-feira (2). A proposta é assinada pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Tercílio Turini (MDB), Tito Barichello (União), Luciana Rafagnin (PT), Márcia Huçulak (PSD) e Arilson Chiorato (PT) e recebeu amplo apoio dos demais parlamentares.

De acordo com o texto, a campanha tem por objetivo proporcionar bem-estar, qualidade de vida e segurança às famílias, crianças e adolescentes com a doença, em idade escolar, que fazem tratamento ou acompanhamento contínuo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O benefício está condicionado à comprovação de hipossuficiência junto à Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e à apresentação de laudo médico do SUS, indicando a necessidade de monitoramento frequente da glicemia.

A diabetes mellitus é uma doença grave e crônica do metabolismo da glicose, causada pela diminuição do hormônio insulina, que tem como função mobilizar a glicose dentro das células.

Em sua justificativa, o projeto de lei reconhece que o sensor é extremamente importante para os pacientes com dificuldade em controlar a meta glicêmica, que convivem com o grave risco de variabilidade glicêmica, com picos de hipo e hiperglicemia, e que, devido ao descontrole glicêmico, já sofreram complicações crônicas (retinopatia, cegueira, neuropatia, insuficiência renal, amputação e incapacidade para o trabalho), ou que possuem risco de avanço da doença

author avatar
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real Fusca pega fogo em PG