O Olarias Taekwondo, projeto social desenvolvido pelo Professor Helder Cavali e pelo Mestre Lavalle, tem sido destaque em Ponta Grossa nos últimos anos. Fundado há cerca de oito anos, o projeto é o atual campeão do Circuito Municipal da modalidade.
Com mais de 100 alunos, com idades entre 6 e 50 anos, o projeto tem proporcionado um espaço para a prática de artes marciais e desenvolvimento pessoal para a população local. O responsável do projeto, professor Helder, comentou ao portal BNT sobre os objetivos que levaram ao desenvolvimento da ação, fundada em 2016. “O objetivo principal do projeto foi o custo do esporte. O taekwondo é uma modalidade muito cara, então, quando criamos o projeto social, quisemos levar o projeto sem custo de mensalidade para a população”, conta.
Com isso, o Olarias Taekwondo se consolidou através de apoios da comunidade e da Prefeitura. “Há oito anos, conseguimos uma parceria com a Associação de Moradores de Olarias e, no ano passado, também tivemos apoio da Secretaria de Esporte, onde conseguimos mais recursos para o projeto”, diz Helder.
A equipe do projeto se destaca não apenas pela inclusão social, mas também pelos resultados esportivos. Desde a criação do Circuito Municipal em 2022, a equipe se sagrou tetracampeã, conquistando o título mais recente em 2024.
Com uma participação de 40 atletas na última edição, o Olarias Taekwondo alcançou o primeiro lugar geral por equipes, somando 182 pontos. Além do circuito, Helder também destaca que, neste final de semana, irá participar de um torneio estadual em Maringá com alguns alunos do projeto.
Atualmente, o Olarias Taekwondo opera em quatro sedes, sendo a principal na Associação de Moradores de Olarias, localizada na Rua Ricardo Wagner, nº 512. Mais informações a respeito podem ser encontradas no Instagram do projeto ou pelo (42) 98426-1783.
Leia também: Líderes LGBTQIAPN+ são homenageados durante sessão na Câmara de Ponta Grossa