A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) enviou uma nota ao Portal BnT sobre moradores de Ponta Grossa receberem água com ‘cheiro’ e ‘gosto’. A entidade diz que, apesar das características relatadas pelos clientes, a água está própria para consumo e não traz riscos à saúde.
Em nota, a Sanepar informou à reportagem que detectou, de fato, alteração na característica da água relativa ao sabor, nas últimas semanas. Isso se deve a floração de algas na Represa de Alagados. “A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada uma questão sensorial, não ocasionando riscos à saúde”, diz a Sanepar.
A companhia ainda informou que adotou medidas em relação ao caso. “A Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos, a alteração tem reduzido gradativamente”, informou a entidade.
Leia mais: Fumaça de fogão a lenha volta a ser problema em Irati; PM foi acionada novamente
Conforme o posicionamento, as dúvidas e reclamações podem ser registradas diretamente nos canais oficiais de atendimento da Companhia, para que as equipes técnicas possam prestar atendimento personalizado aos clientes.
Veja quais são Canais Oficiais de Atendimento:
- Telefone 0800 200 0115
- E-mail [email protected]
- WhatsApp (41) 99544-0115
- Aplicativo Sanepar Mobile
- Central de Relacionamento da Sanepar – rua Balduíno Taques, 1150.
O caso
O vereador Geraldo Stocco (PV) encaminhou um ofício à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) nesta quarta-feira (4), solicitando esclarecimentos sobre o fornecimento de água potável com gosto e cheiro em diferentes regiões de Ponta Grossa. A solicitação foi motivada por reclamações recebidas no gabinete do parlamentar. Veja a matéria aqui.