Na última quarta-feira (30), o sensei (professor) Carlos Silva e idealizador do projeto ‘Leões do Tatame’ palestrou para os alunos do Colégio Estadual Senador Correia com foco em sua trajetória frente ao projeto de sua autoria, sobre a modalidade (judô) e ainda contou com o tema voltado em “como ser bem sucedido”.
Os alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos, além de conhecerem um pouco sobre o judô, sobre a história do projeto ‘Leões do Tatame’, o qual completou, este ano, sete anos de atividades. Em 2024, é um dos maiores projetos da modalidade no Paraná. O objetivo foi contar como um ex-aluno traçou seu projeto de vida, uma vez que uma das premissas do Senador Correia é levar o aluno a desenvolver seu projeto de vida e possibilitar aos alunos uma reflexão sobre histórias de vida e um vislumbre para o futuro.
Leia também: Mutirão de emprego será realizado na terça-feira (5) em Carambeí
“Poder contar um pouco da minha história, do projeto ‘Leões’ para essas crianças e jovens, me fez voltar ao passado já que tenho um carinho imenso por esta escola, onde tive o prazer de ter sido aluno”, disse o sensei Carlos Silva. Ainda sobre a manhã, que também contou com apresentação de algumas técnicas de judô, o sensei Carlos comentou sobre a participação dos alunos.
“Já esperávamos que grande parte das perguntas fossem voltadas à modalidade (judô) entretanto percebemos que grande parte também teve bastante curiosidade em saber das dificuldades, do trabalho do projeto Leões e, principalmente, refletir sobre o que fazer para ter sucesso. Tenho a certeza de que pude semear para alguns desses vários jovens a importância de que o caminho da dedicação, do foco, naquilo que se deseja alcançar trazer resultado, sem dúvida, já valeu muito a pena. Muito obrigado pela oportunidade”, finalizou o sensei.
O convite partiu do diretor Everton Meneguzzo que tem buscado trazer a história do colégio, pois se trata do primeiro colégio público do município, contando com 112 anos de história. Ele comentou sobre a importância dessa troca de experiência. “Meu desejo e da diretora Paula Madruga é mostrar à comunidade princesina o valor de nossa instituição, a qual desenvolve um trabalho voltado para o protagonismo juvenil e para a construção de um projeto de vida sem deixar de lado a ordem, o respeito e a disciplina”, ressaltou o gestor.
PROJETO ‘LEÕES DO TATAME’
O projeto ‘Leões do Tatame’, criado em 2017, visa levar o judô, de forma gratuita, para crianças jovens. Hoje, atende mais de 3.200 alunos nas cidades de Ponta Grossa e Castro, sendo o maior projeto social da modalidade no estado. Também já revelou diversos campeões estaduais, brasileiros e sul-americanos da modalidade que renderam à equipe, em 2021, o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) com Moção Honrosa ao sensei (professor), diretor técnico e responsável Carlos Silva, além da concessão do Título de Utilidade Pública Estadual (Lei 21275/22).
Em 2022, o projeto firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Castro e com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) que passou a ofertar a prática do judô para todos os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas escolas de tempo integral do município.
Das assessorias
Siga o Portal Boca No Trombone no Instagram