O Aeroporto Municipal de Castro que fica localizado às margens da PR-340, próximo ao Parque de Exposições Dário Macedo, estava programado para ser interditado entre os dias 31 de julho e 16 de agosto para serviços de manutenção, mas foi adiado pela prefeitura municipal. Isso porque durante o Agroleite (maior evento da cadeia do leite da América Latina) que ocorre de 8 a 11 de agosto afetaria pousos e decolagens dos aviões.
Em comunicado divulgado pelas redes sociais, a prefeitura destaca que “devido a realização do Agroleite, os serviços de manutenção da pista do Aeroporto Major Neodo S. Pereira serão adiados. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já foi devidamente comunicada, portanto, as operações de pouso e decolagem estarão liberadas durante a feira”. Sobre qual seria a manutenção, a prefeitura não informou detalhes para a reportagem que entrou em contato, bem como qual será a nova data para os serviços.
A notícia sobre a interdição foi informada em aviso na página do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do sistema AISWEB. A informação disponível é “Aeródromo fechado devido serviços de manutenção”. Atualmente a pista é de asfalto mede 1.402 por 30 metros e ainda é considerada pelo sistema ROTAER como sendo pista de terra. O local recebe aviões de pequenos portes, jatinhos, helicópteros, paraquedista e serviço aeromédico.
Por outro lado, a cada mês o aeroporto é conhecido por receber o evento de paraquedismo ‘SkyDive Castro’. Com isso, a reportagem conversou com um dos integrantes e paraquedista, Danilo Baez, se a organização estava sabendo sobre os serviços de manutenção. Conforme ele “será realizado pintura, canaletas para escoamento, gramas, jardinagem, ou seja, fazendo uma manutenção geral para ficar tudo em conformidade e para isso precisava parar por 15 dias, mas eles não se lembraram do evento Agroleite”.
Danilo também explica que o paraquedismo não será afetado “tanto que ontem (quinta-feira) foi pedido para o engenheiro aeronáutico que entrou com a prorrogação desse período. Com isso, essa manutenção da pista vai ficar para depois do Agroleite e até lá o aeroporto fica em operação normal”, disse o paraquedista Danilo Baez.
Fotos: Danilo Baez
Leia também: Em Castro, várias atividades da 100ª Festa de Sant’Ana acontecem neste fim de semana