#VCcomaBNT Destaque

Trabalhadores da VCG contestam falta de transparência em votação sobre imposto sindical para a categoria

“O sindicato não ouviu os trabalhadores, não debateu as pautas do acordo coletivo. A categoria está votando sem saber as propostas”, diz funcionário da VCG

O Sintropas PG convocou todos os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG) a participarem da assembleia geral, organizada pelo sindicato, que está prevista para a próxima terça-feira (10), das 8h às 18h, em todos os terminais da cidade e na sede da VCG. 

Na pauta, estará em votação a autorização para implementar a “contribuição sindical negocial”, que será descontada dos salários dos trabalhadores beneficiados pela entidade. Porém, trabalhadores enviaram reclamações ao portal BNT, denunciando uma falta de transparência do Sintropas na discussão sobre esta pauta.

Os funcionários contestam que não houve debate sobre a proposta. “O sindicato não ouviu os trabalhadores, não debateu as pautas do acordo coletivo. A categoria está votando sem saber as propostas”, disse um membro. Além disso, os funcionários da VCG dizem que não sabem questões básicas, como de quanto será o desconto da folha salarial, caso o imposto venha a ser cobrado.

Os trabalhadores ainda alegam que a assembleia foi adiantada em um mês, sendo que geralmente acontecia em novembro. “Nas assembleias anteriores, o Sindicato reunia a categoria para falar das propostas, nesta simplesmente foi adiantada a votação e não vai haver o debate”, reclama.

Proibição

O Senado Federal aprovou no dia 3 uma lei que proíbe os sindicatos de exigirem o pagamento da contribuição sindical sem a autorização do empregado. De acordo com a lei, mesmo que seja filiado, o sindicato depende da aprovação individual de cada trabalhador para realizar a cobrança. A advogada Elaine Tramontin, especialista em Direito do Trabalho, explica sobre a contribuição sindical:

Possível greve

No texto da pauta, caso não seja aprovada a autorização da cobrança, o sindicato deliberará sobre a possibilidade de ser realizada uma greve geral. O texto é assinado por Luiz Carlos de Oliveira, presidente do Sintropas.

Procurada, a Sintropas não se posicionou sobre as alegações. O espaço está aberto para o sindicato esclarecer o assunto.

Leia também: Idosa fica ferida após ser atropelada ao tentar atravessar rua de PG


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR