Ponta Grossa

VCG demite 28 trocadores e funcionários questionam medidas adotadas pela empresa

“Já têm atrasos nas linhas. Imagina a pressão sobres os motoristas que vão estar sem os cobradores”, disse um trabalhador

Trabalhadores do transporte coletivo da Viação Campos Gerais (VCG) entraram em contato com o Portal BnT informando a demissão de 28 trocadores na manhã desta segunda-feira (19). A VCG diz que está é uma ação que já havia sido amplamente informada aos colaboradores.

Um trabalhador desabafa sobre o caso e comenta o atraso na realização das linhas com a implantação da bilhetagem 100% digital. “Sendo que já têm atrasos nas linhas com eles [trocadores], imaginas sem eles. A população também vai sofrer os impactos com atrasos dos ônibus, que já andam super lotados, imagina a pressão sobres os motoristas que vão estar sem os cobradores e também coitados, perdendo seus empregos”, disse.

A reportagem entrou em contato com a empresa, a qual confirmou que fez o desligamento de 28 trocadores do sistema de transporte coletivo. “Tal qual havia já informado amplamente aos colaboradores ao longo do ano de 2023, a operação do transporte coletivo deixará de contar com trocadores dentro dos ônibus, no sentido de adequação do sistema ao novo modelo de concessão do transporte coletivo anunciado pela Prefeitura, já no ano de 2022”, explicou a VCG em nota.

No sentido de minimizar os impactos da medida, a VCG vem fazendo contato com grandes empresas, associações de classe e o Poder Público, em busca de auxiliar os funcionários na recolocações no mercado de trabalho e que eles conquistem um novo emprego em breve.

Leia mais: Prefeitura de PG autoriza ônibus “aposentados” da VCG a circularem novamente

Toda e qualquer demissão é dolorosa, inclusive para a empresa. Apesar desse cenário ter sido alertado e desenhado desde o mês de maio do ano passado a todos, entendemos que essas pessoas entregaram comprometimento, trabalho e dedicação, sendo merecedores do apoio que possamos dar em sua requalificação profissional”, finalizou a nota.

Entramos em contato com o Sintropas, sindicato que representa os trabalhadores do transporte coletivo de Ponta Grossa, para saber o posicionamento da entidade sobre o caso e seguimos no aguardo.


Kauana Neitzel

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone