Política

Veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa até o momento

Membros de diferentes partidos já despontam como pré-candidatos à corrida eleitoral de 2024. Eleição acontece no dia 06 de outubro

Ainda faltam seis meses para as eleições municipais em Ponta Grossa, mas os partidos e os pré-candidatos já estão se movimentando para o pleito, que poderá ser um dos mais concorridos na história da cidade.

Cerca de nove pré-candidatos são cotados ou já declaram que tem intenção de participar da corrida eleitoral, que começa oficialmente em agosto. Abaixo, vamos citar os principais nomes na disputa pelo ‘Palácio da Ronda’ até aqui. Veja:

Marcelo Rangel (PSD)

Ex-prefeito de Ponta Grossa entre 2013 e 2020, Marcelo Rangel foi o escolhido do Partido Social Democrático (PSD) para ser o pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa. A decisão se deu após um ‘racha’ entre Rangel e Elizabeth Schmidt, até então sua aliada.

Rangel foi eleito deputado estadual em 2022 com cerca de 31 mil votos, mas deixou o cargo para ser Secretário de Inovação do Paraná a convite de Ratinho Júnior, que apoia a candidatura do ex-prefeito para um terceiro mandato.

Elizabeth Schmidt (sem partido)

A atual prefeita de Ponta Grossa vem desde o ano passado deixando claro que será candidata à reeleição. Entretanto, com a escolha de Rangel, a mandatária saiu do PSD e disse que criaria um ‘novo grupo político de centro-direita’.

Atualmente, Elizabeth está sem partido, mas fontes confirmam que ela já recebeu um convite de filiação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A professora foi eleita com cerca de 53% dos votos na última eleição.

Joce Canto (PP)

Com a recusa de Mabel, a vereadora Joce Canto foi a escolhida para ser a pré-candidata à prefeita do grupo de sua família. Apesar do anúncio já ter sido feito, Joce poderá dar lugar a seu pai, Jocelito Canto, que aguarda uma decisão em Brasília sobre sua inelegibilidade.

Caso a decisão seja contrária ao ex-prefeito, a parlamentar, que está em seu primeiro mandato, deverá concorrer a cadeira de Executiva.

Aliel Machado (PV)

Único representante de Ponta Grossa em Brasília – já que Sandro Alex (PSD) deixou o cargo para ser secretário – Aliel Machado desponta como favorito para ser o pré-candidato do Partido Verde à Prefeitura.

Deputado federal eleito por três vezes, Aliel Machado teve 20.823 votos em Ponta Grossa na eleição de 2022. Ele já foi candidato a prefeito em 2016, quando foi derrotado por Rangel.

Por outro lado, o vereador Geraldo Stocco também disse ao portal BNT que “coloca o nome à disposição do partido”. Stocco está em seu segundo mandato na Câmara de Vereadores e tentou se eleger deputado estadual em 2022, tendo pouco mais de 12 mil votos na cidade.

Guilherme Mazer (PT)

Com a mudança do Mandato Coletivo para o Partido dos Trabalhadores, o co-vereador Guilherme Mazer se predispôs a ser o pré-candidato pela legenda. Mazer também concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022, mas teve 2.224 votos em Ponta Grossa.

De acordo com Mazer, no caso de PT e PV, os partidos fazem parte de uma Federação, juntamente com o PCdoB. Desta forma, a Executiva das siglas terão de escolher apenas um dos nomes para ser o pré-candidato oficial.

Tota (Novo)

Urubatan Alves Sena, conhecido como Tota, é empresário do ramo gastronômico e um dos líderes do Partido Novo, que concorrerá às eleições em Ponta Grossa pela primeira vez.

Tota foi escolhido pelo partido e confirmou sua pré-candidatura nesta semana. Esta é a primeira vez que o empresário concorrerá a um cargo eletivo, embora participe de conselhos municipais, como o de Turismo e o MasterPlan.

Professora Renata (PSOL)

A professora Renata Dingueleski deverá ser a escolhida pelo Partido Socialismo e Liberdade para a corrida eleitoral em Ponta Grossa. Esta é a primeira vez que Renata se lança como candidata a um cargo político.

Nas últimas eleições, o partido lançou o professor Sérgio Gadini como candidato, que teve cerca de 7% no pleito de 2016 e 3% em 2020.

Elizeu Kocan (Solidariedade)

O advogado Elizeu Kocan foi um dos primeiros pré-candidatos confirmados à Prefeitura de Ponta Grossa. Ele também nunca concorreu ao Executivo.

Kocan foi assessor político e jurídico do ex-deputado Márcio Pauliki, que não manifestou desejo de concorrer às eleições deste ano.

Outras candidaturas

Plauto

Outros nomes ainda debatem uma suposta candidatura à prefeito. Um deles é o ex-deputado Plauto Miró (União Brasil). O ex-parlamentar está sem mandato no momento e apto a exercer cargos públicos.

No entanto, em conversa com o portal BNT, Plauto diz que a decisão de ser candidato ou não, se dará apenas em agosto, quando as pré-candidaturas deverão ser oficializadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Izaías Salustiano

Outro possível candidato é o vereador e atual presidente do Partido Liberal em Ponta Grossa, Izaías Salustiano, que declarou que possivelmente a legenda terá um nome para a disputa pela Prefeitura. Na mesma fala, o parlamentar comentou que coloca o nome a disposição do partido para ser pré-candidato.

Izaías Salustiano é vereador em Ponta Grossa desde 2020, mas já havia ocupado o cargo como suplente entre 2014 e 2015. Apesar do desejo do parlamentar, o partido ainda decidirá esta questão.

A matéria será atualizada, caso novos nomes surjam no decorrer dos dias.

 


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone