O vereador Geraldo Stocco (PV) protocolou na Câmara Municipal de Ponta Grossa o Projeto de Lei 182/2025, que propõe a criação da Semana Municipal de Prevenção e Conscientização sobre a Endometriose. A proposta está em tramitação nas comissões internas da Casa antes de ser votada em plenário.
O projeto prevê que a semana de atividades ocorra anualmente no período que inclua o dia 13 de março, com ações voltadas à prevenção, orientação, tratamento e reabilitação relacionadas à Endometriose — condição ginecológica em que o tecido que reveste o útero (endométrio) cresce fora da cavidade uterina, causando dores e inflamações. “Infelizmente, essa é uma condição muito pouco conhecida, subnotificada, mas que aflige muitas mulheres”, destaca Stocco.
Leia mais: Confrontos das Oitavas de final da CDB são definidos; Veja
A proposta também tem como objetivo conscientizar tanto as mulheres já diagnosticadas quanto a população em geral sobre os sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce, além de orientar sobre o acesso aos serviços públicos de saúde.
Na justificativa do projeto, o vereador ressalta que muitas mulheres convivem com cólicas intensas no período menstrual, o que pode acabar mascarando a doença. “Por isso, diagnosticar e o quanto antes para identificar e combater a Endometriose se torna fundamental para a saúde das mulheres”, afirma.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% da população feminina no Brasil é afetada pela Endometriose.
*Com informações da Assessoria de Imprensa