Política

Vereadores aprovam projeto que automatiza isenção do IPTU para famílias de baixa renda

Guilherme Mazer Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-02 at 154357
Foto: CMPG
Medida inclui moradores que possuem um único imóvel, com até 70 m², cadastrados no CadÚnico e com renda familiar de até dois salários mínimos.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão, nesta segunda-feira (2), o Projeto de Lei nº 087/2025, que prevê a automatização da isenção do IPTU para famílias de baixa renda que já têm direito ao benefício. A proposta é de autoria dos vereadores Guilherme Mazer (PT) e Professor Careca (PV) e busca desburocratizar o acesso ao direito, eliminando a necessidade de protocolar pedidos anuais.

O projeto altera o artigo 125 da Lei nº 6.857/2021 e estabelece que terão direito à isenção automática os moradores que possuem um único imóvel, com até 70 metros quadrados, estejam cadastrados no CadÚnico e tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

“O Município já possui as informações dessas famílias através do CadÚnico e do cadastro imobiliário. Obrigar essas pessoas a enfrentar filas e protocolos todo ano é desumano e desnecessário. É papel do poder público facilitar, e não dificultar, a vida de quem mais precisa”, afirmou o vereador Guilherme Mazer durante a votação.

Leia mais: Ponta Grossa é apresentada como referência no 1º Fórum Cidade Turismo do Paraná

O parlamentar também destacou que a proposta busca garantir maior acesso aos direitos. “Estamos falando de pessoas que muitas vezes enfrentam uma série de barreiras para acessar seus direitos. Nosso projeto elimina a burocracia e garante que a isenção do IPTU chegue automaticamente para quem tem direito, sem papelada e sem entraves”, completou.

O texto foi aprovado com 18 votos favoráveis e segue agora para segunda discussão antes de ser encaminhado para sanção do Poder Executivo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Vídeo mostra momento da agressão do repórter Sassá Vídeo mostra decolagem do balão que caiu em Praia Grande 📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES