Política

Vereadores da CPI cobram explicações da Sanepar sobre crise de abastecimento em PG

WhatsApp Image 2025-02-21 at 172318 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-02-21 at 172318
Divulgação: CMPG
A comissão solicitou dados sobre a crise de abastecimento na cidade, documentos e convocou autoridades a prestar esclarecimentos.

Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sanepar realizaram a primeira reunião nesta sexta-feira (21) na sede da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). O grupo é composto pelos vereadores Guilherme Mazer (PT), presidente da CPI, Leandro Bianco (Republicanos), Joce Canto (PP), Léo Farmacêutico (UB) e Geraldo Stocco (PV). Durante o encontro, foram definidas as primeiras medidas a serem tomadas pela comissão.

A CPI encaminhou um ofício à Sanepar solicitando informações sobre a demanda de água potável no município, a capacidade instalada de coleta, tratamento, armazenamento e distribuição, assim como a situação do Plano de Saneamento Básico, revisado em 2019 e sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os vereadores também pediram dados sobre a crise de abastecimento na cidade, incluindo o número de ocorrências de falta de água em janeiro de 2024 e a quantidade de matrículas ligadas à rede de distribuição desde 2013. A evolução da demanda de água potável, os padrões de aferição utilizados e a expansão da rede de distribuição também estão entre as informações solicitadas. Os parlamentares requisitaram ainda dados sobre a evolução da capacidade de captação, distribuição e armazenamento de água potável no período.

Leia mais: Vídeo: tumulto durante abordagem termina com três detidos e policial ferido em PG

O objetivo da CPI é confrontar os dados fornecidos pela Prefeitura e pela Sanepar com as reclamações da população. Para isso, serão criados canais de comunicação, como um número de WhatsApp e um perfil no Instagram, para que os munícipes possam enviar relatos documentados sobre a falta de água, indicando data e horário. “Vamos abrir esses canais para que a população possa documentar e nos enviar denúncias”, afirmou o presidente da CPI, Guilherme Mazer.

Os vereadores também solicitaram documentos da Prefeitura de Ponta Grossa, incluindo a data de publicação do decreto nº 17.070/2020, que regulamenta o Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram requeridos ainda o contrato de concessão de saneamento básico vigente e os planos municipais de saneamento básico. A CPI também busca informações sobre eventuais multas aplicadas à Sanepar pelo descumprimento do contrato com o município.

Convocação de autoridades

A CPI prevê a convocação de autoridades para prestar esclarecimentos sobre o abastecimento de água na cidade. Entre os nomes confirmados estão a atual secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, e o ex-secretário Sandro Rafael Bandeira. Os depoimentos devem abordar questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos e à execução do Plano de Saneamento Básico.

A CPI da Sanepar segue em andamento e manterá a população informada sobre os avanços da investigação.

*Com informações da Assessoria 

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)