Na última terça-feira (05), você acompanhou a reportagem exclusiva sobre a reclamação dos pacientes em relação ao atendimento da UBS Nilton Luis de Castro, na Vila Tarobá. Os moradores da região alegam “descaso” dos funcionários. Você pode relembrar o caso clicando aqui.
Nesta reportagem, o assunto é a UBS Sharise Angélica Arruda. A unidade, situada na rua Alzimiro Baptista Siqueira, atende moradores do Recanto Verde e demais vilas da região do Parque dos Pinheiros. Eliane dos Santos, paciente, procurou o Portal BnT para relatar problemas de estrutura da unidade.
Leia mais: Inmet alerta para chuvas intensas neste fim de semana no Paraná
Um dos principais problemas seria o piso da UBS. Em imagens enviadas por Eliane, é possível visualizar que há um espaço considerável sem pisos no ambiente onde os pacientes aguardam para atendimento.
“Veja o estado do piso, que faz mais de um ano que está em situação deplorável por falta de manutenção. Tem risco das pessoas tropeçarem e cair”, afirma. Confira imagens enviadas pela paciente.
Eliane também alega outro problema estrutural da unidade: fornecimento de água. Segundo ela, o posto não tem bebedouro para os pacientes, problema que surgiu ainda no período da pandemia de Covid-19. “Nosso posto não tem um bebedouro de água. As pessoas passam o dia todo lá pra ser atendido e não tem onde tomar a não ser no banheiro”, aponta.
Em nota a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a UBS “integra o programa de modernização realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa; entre unidades já reformadas, em obras e que ainda passarão por melhorias (como é o caso da UBS Sharise), são mais de 50 espaços contemplados”. As obras estão previstas para iniciarem ainda em 2024.
Em relação aos bebedouros, a FMS desmentiu a informação e esclareceu que “há, normalmente, fornecimento de água potável tanto para os trabalhadores quanto para os pacientes que são atendidos no local.”