Um novo esquema de fraude tem usado a “taxa das blusinhas”, como ficou conhecido o imposto sobre os produtos importados de até US$ 50 comprados em sites de e-commerce estrangeiros como, por exemplo, Shein e AliExpress, para enganar os consumidores utilizando o nome dos Correios.
De alguma forma, ainda desconhecida, os cibercriminosos descobrem quem fez compras nesses sites. A partir disso, eles enviam uma mensagem do tipo SMS aos consumidores, alegando que o produto comprado no exterior está retido e aguardando o pagamento da taxa de importação por meio de Pix. As vítimas são instruídas a pagar a taxa via Pix por meio de um link que as direciona a um site falso que imita o oficial dos Correios.
Em nota, os Correios informam que estão alertando os consumidores em relação à disseminação de notícias falsas que envolvem a marca da estatal. Informam ainda que a ação de criminosos já foi encaminhada à Polícia Federal.
Para se proteger desse novo esquema de golpe, é fundamental que seja verificada a autenticidade de qualquer comunicação recebida. Para isso, digite o endereço oficial do site dos Correios diretamente no navegador do seu computador ou do seu celular ou utilize o aplicativo da estatal. Evite, portanto, clicar em links desconhecidos. Além disso, mantenha o software de segurança atualizado para ajudar na prevenção da instalação de malwares que possam comprometer o seu computador e o seu celular e facilitar o acesso de criminosos que pretendem roubar as suas informações sensíveis.
Leia também: Entrega dos kits para o ‘Corrida na Roça’ em Ponta Grossa acontece neste sábado (17)
Com supervisão de Kauana Neitzel