O analista político e professor Thiago Guilherme, do portal Boca no Trombone, destacou a importância da presidência brasileira no G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, a União Europeia e países da África.
Sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil colocou como prioridade no evento o combate à fome, à desigualdade social e à pobreza global. Em seu discurso de abertura, Lula classificou como “vergonha para a humanidade” a existência de populações ainda vivendo sem acesso ao básico para sobrevivência.
Um dos grandes avanços foi a adesão de 81 países ao documento que traça metas de combate à fome, restando apenas a assinatura do presidente argentino Javier Milei até a abertura do evento. O Brasil, agora na presidência rotativa do G20, busca unir as nações em torno de medidas concretas e coordenadas para enfrentar essas crises globais.
A presidência brasileira, que dura um ano, marca um momento crucial na diplomacia nacional, reforçando o papel do país em pautas humanitárias e de desenvolvimento sustentável.
Leia também: Papa pede aos líderes do G20 ações imediatas contra a fome e a pobreza