A secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski esteve nos estúdios do Portal BnT para uma entrevista exclusiva sobre os investimentos em segurança no município.
Confira os destaques da entrevista:
No mês de junho, houve a formatura de cem novos guardas civis municipais. Tânia diz que estes profissionais vieram para reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal e que estão preparados após realizar curso de 600 horas-aula, onde tiveram noções de Direito Penal, Constitucional, Direitos Humanos, defesa pessoal e utilização dos equipamentos.
“Essa grade que eles tiveram é uma grade nacional para formação da Guarda Civil Municipal; ela é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça”, explica.
Estes novos agentes, atualmente, estão atuando na região central de Ponta Grossa, em praças e nas principais vias, conforme diz a secretária.
Aplicativo 153 Cidadão – Para a comunicação dos cidadãos ponta-grossenses com a Guarda Civil Municipal, além do telefone 153, a Prefeitura recentemente lançou o aplicativo ‘153 Cidadão’.
Através do aplicativo, o cidadão pode solicitar atendimento de equipes, realizar denúncias de forma sigilosa, além de elogios, reclamações e sugestões.
Novas bases – “Ponta Grossa cresceu muito. Nossa cidade hoje tem regiões que são cidades dentro da cidade”, declara Tânia. Com esse crescimento, tornou-se necessário a descentralização do trabalho da Guarda Civil Municipal.
Por este motivo, também no mês de junho, foi inaugurada uma base no Núcleo Santa Luzia que atenderá toda a região do bairro Chapada. Na semana passada, uma base foi inaugurada no Núcleo Santa Paula, que atenderá todo a região do bairro Contorno até a Avenida Souza Naves. Além destas bases, mais três serão inauguradas; uma em Uvaranas, uma em Oficinas e uma no Parque Ambiental, atendendo a região central.
Tânia finaliza dizendo que a criação das bases é uma demanda antiga da cidade e que foi possível com a contratação dos cem novos agentes.
Veja a entrevista na íntegra:
Leia mais: BNT Entrevista: Secretaria de Serviços Públicos conta com 40 equipes atuando em PG