Candidato à vice-governador do Paraná pela chapa do governador Ratinho Junior (PSD), Darci Piana é figura notória entre as entidades e associações comerciais e empresariais do Estado. Sempre com bom trânsito no setor produtivo e entre as lideranças internacionais, Piana segue o compromisso com o diálogo e transparência.
[RELACIONADAS]
[RELACIONADAS]
“O governador Ratinho Junior tornou o Paraná o melhor estado do Brasil para se viver e trabalhar, mesmo enfrentando uma pandemia e a pior estiagem em um século. Sinto-me orgulhoso em poder ter dado minha contribuição para esse sucesso. E estou seguro de que o Estado deve seguir neste caminho, sempre com diálogo e transparência”, disse Piana.
Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), nas eleições de 2018, Piana foi eleito em primeiro turno vice-governador do Paraná, na chapa encabeçada por Ratinho Junior, com 59,99% dos votos válidos. É presidente licenciado do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.
O bom trabalho realizado pela equipe liderada pelo governador Ratinho Junior nos primeiros três anos e meio de gestão foi determinante para motivar Piana a aceitar o convite para compor a chapa de Ratinho Junior.
“O que me motivou a aceitar novamente ser o vice da chapa do governador Ratinho Junior é exatamente aquilo me fez aceitar também da primeira vez: a confiança na integridade e na capacidade de gestão dele, Carlos Massa Ratinho Junior. Jamais teria aceitado missão como essa se o comandante-em-chefe fosse outro que não Ratinho Junior”, afirmou Piana.
De acordo com o vice-governador, aceitar a posição para esse segundo desafio teve o adicional de poder ter visto de perto a capacidade de gestão do governador Ratinho Junior. “A excelente gestão do governador culminou, em pouco tempo, com inúmeras obras de infraestrutura tiradas do papel, investimentos privados por todo o Paraná na ordem de R$ 120 bilhões e avanços extremamente significativos em áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública”, concluiu.
BIOGRAFIA
Filho de Angelo Piana e de Augusta Barzotto Piana, Darci Piana nasceu em Carazinho, no Rio Grande do Sul, e veio ainda jovem para o Paraná. É economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), e contador, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
É casado com Maria José Piana há 53 anos. Do relacionamento, teve dois filhos: Eduardo Piana, que faleceu precocemente, em 1995; e Patrícia Piana Presas, empresária e professora universitária.
Darci Piana veio sozinho e ainda menino ao Paraná, radicando-se na cidade de Palmas, no Sudoeste. Lá, trabalhou como aprendiz em hotel e no comércio local e concluiu o ensino fundamental e médio. Também em Palmas, serviu ao Exército Brasileiro, como soldado e cabo, no 2º Esquadrão Independente de Cavalaria.
Em 1964 chegou em Curitiba, onde iniciou uma vida dedicada ao segmento do comércio de peças e acessórios para veículos e também seus estudos universitários.
Piana foi representante comercial de inúmeras indústrias fabricantes. Posteriormente, abriu sua própria empresa de comércio de peças e acessórios para veículos, atingindo vendas em 12 estados brasileiros.
Foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná (Sincopeças); fundador e primeiro presidente da Sincocred-Sicredi – Cooperativa de Crédito do Sincopeças/PR; e, em 2007, presidente do Conselho do Paranacidade. Exerceu a superintendência regional da Companhia de Financiamento da Produção no Paraná, entre 1985 e 1987. Foi, também, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR em duas oportunidades (2007-2008 e 2019-2020).
Em 2004, foi eleito pela primeira vez para a presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, sendo reeleito para sucessivos mandatos. Nas entidades, empreendeu uma gestão moderna, otimizando e aumentando a atuação das três instituições. Atualmente, está licenciado da presidência do Sistema Fecomercio, Sesc, Senac Paraná.
No esporte, foi presidente do Paraná Clube, de 1992 a 1993, quando o clube se sagrou campeão brasileiro de futebol da Série B e viveu o recorde de sócios ativos no Brasil.
Piana é autor de vários livros nas áreas de empreendedorismo, gestão de negócios e economia. É membro da Academia Paraense de Letras, ocupando a cadeira de número 29, que tem como patrono Leônidas Fernandes de Barros.
É Cidadão Honorário do Estado do Paraná e também dos seguintes municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Rio Negro, Castro, Palmas, Matinhos, Ivaiporã, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Paranaguá, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Pato Branco, Campo Mourão, Umuarama, Apucarana, Londrina, Nova Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Toledo e União da Vitória.
Recebeu, ainda, outras honrarias no Paraná e no Brasil, como a Medalha Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello, concedida pelo Parlamento Mundial para Segurança e Paz, a Medalha do Pacificador Duque de Caxias, conferida pelo Exército Brasileiro, e também a mais alta honraria do Paraná, a Ordem Estadual do Pinheiro.
Disputou sua primeira eleição em 2018, concorrendo a vice-governador na coligação de Ratinho Junior, pela qual ambos foram eleitos, em primeiro turno, com 59,99% dos votos válidos.