Campos Gerais Destaque

Com atividades educativas, Estação Sanepar visita escolas em Ponta Grossa e cidades da região

Durante todo o dia, os 164 alunos da Escola Protázio Scheifer puderam participar das atividades educativas direcionadas à conscientização para a conservação dos recursos hídricos

A Estação Sanepar, a mais nova ferramenta de educação ambiental da Companhia, chegou a Ponta Grossa nesta semana, em visita à Escola Municipal Protázio Scheifer, na Vila Romana.

Durante todo o dia, os 164 alunos da unidade puderam participar das atividades educativas direcionadas à conscientização para a conservação dos recursos hídricos. Um dos atrativos é a personagem Sane, mascote da Sanepar que interage com as crianças. Ela usa máscara de super-heroína, galochas e vestido azuis, da cor da empresa.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk, explica que a Estação Sanepar foi desenvolvida para trabalhar de forma leve e lúdica temas de saneamento e sustentabilidade com alunos do ensino fundamental de escolas municipais. Num vídeo de animação, a mascote Sane fala de todo o processo da água, desde a captação, o tratamento, a distribuição, o uso consciente da água na residência, a geração do esgoto, o tratamento, e o lançamento do efluente tratado no ambiente.

A Estação Sanepar tem outras ferramentas, como brincadeiras e jogos educativos de tabuleiro, cartas, dados e quebra-cabeça gigantes, que exploram outros assuntos importantes, como os usos múltiplos da água, bacia hidrográfica e pegada hídrica.

A coordenadora pedagógica da Escola Protázio, Patrícia Góes, considerou a atividade bastante produtiva, e que auxilia a equipe pedagógica no trabalho com o tema. “O trabalho foi bem produtivo, ligando com os conteúdos da disciplina de ciências e a questão da economia de água, que trabalhamos de forma interdisciplinar aqui na escola. Com os jogos, as crianças puderam fixar bem os conteúdos, e a presença da Sane pode deixar bem lúdico esse conteúdo”, disse.

REGIÃO

Além de Ponta Grossa, em novembro a Estação Sanepar passou por escolas municipais de Arapoti, Sengés, Piraí do Sul, Carambeí, Prudentópolis e Guamiranga. Ao todo, já foram mais de 1,3 mil alunos atendidos.

Na primeira semana de dezembro, as cidades de Antônio Olinto, São João do Triunfo, Porto Vitória e Bituruna receberão a Estação, que depois partirá para o Litoral, onde permanecerá até o mês de fevereiro, como parte da programação da temporada do Verão Maior Paraná.

Leia também: Maceió registra abalo sísmico em região que ameaça afundar por conta de exploração de sal


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR