A Secretaria Estadual da Saúde emitiu um alerta à população nesta quarta-feira (19) sobre os cuidados com a saúde diante das altas temperaturas previstas para esta semana, ainda na reta final do inverno.
De acordo com o Simepar, as temperaturas já ultrapassaram 30° C em algumas regiões, cenário que pode se manter nos próximos dias. As recomendações são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada.
É importante nesse período de forte calor evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 horas da manhã às 16 horas da tarde, e sempre aplicar protetor solar, independentemente do horário.
Os principais impactos das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.
Para evitar estes problemas, os cuidados que podem ser adotados em casa ou no ambiente externo são: ter sempre uma garrafinha de água por perto e caso tenha dificuldade, beba a água com rodelas de limão, laranja ou hortelã, por exemplo; consumir mais frutas, verduras e legumes; e não substituir a água por néctares, sucos ou refrigerantes. Outras sugestões são tomar banhos gelados, usar ventiladores e evitar exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.
O ar seco e o transporte de ar quente da região Amazônica para o Estado favoreceram o intenso aquecimento do tempo em todas as regiões e as temperaturas máximas em Ponta Grossa podem chegar a 37ºC no domingo (24).
Leia também: Vereador pede afastamento de Dr. Zeca da relatoria do processo de cassação de Cieslak