Campos Gerais Destaque

Comitê Gestor da MPE toma posse em Castro

img_D4B73EBF73AF260A1350CC9A647BEBB423AF6391 Boca no Trombone
Durante o encontro, ficaram definidas, por exemplo, ações sob temas que visam a aproximação da gestão pública às micro e pequenas empresas castrenses

Ocorreu na manhã de terça-feira (17) a cerimônia de institucionalização e posse do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Castro (Decreto nº 792/2023). No encontro, realizado com os membros do novo comitê e representantes do Sebrae, também ficaram definidas as próximas reuniões e os primeiros passos a serem dados pelo grupo.

Ficaram definidas, por exemplo, ações sob temas que visam a aproximação da gestão pública às micro e pequenas empresas castrenses. É o que explica a presidente do comitê, Dulciléia Ana dos Reis. “Com o intuito de aproximar o setor público das micros e pequenas empresas, o Comitê Gestor irá trabalhar inicialmente com três eixos principais: a simplificação e desburocratização na abertura dessas empresas, educação empreendedora e acesso ao mercado, buscando demonstrar para as empresas do Município que pode ser muito vantajoso vender para o setor público, movimentando a economia local”, destaca.

Sobre o Comitê Gestor

O Comitê Gestor da MPE está previsto na Lei Complementar nº 25/2009 do município e “institui o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e as empresas de pequeno porte”. Entre as competências do grupo estão o acompanhamento, regulamentação e a implementação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no Município, com integração entre órgãos públicos e privados; acompanhamento das deliberações e estudos desenvolvidos no âmbito do Fórum Permanente das MEs e EPPs, Fórum Estadual da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, e, promoção de ações de apoio ao desenvolvimento da ME e EPP local ou regional.

No Município, o Comitê Gestor é composto por representantes da gestão pública – com servidores das Secretarias Municipais da Fazenda, Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Educação, Saúde, Urbanismo e Agricultura, por empresários, representantes de instituições financeiras, contadores e representantes de entidades de classe, como Secom e Acecastro.

Conforme defende o coordenador do comitê, Alisson Ribas Cortiano, a ideia foi justamente a de uma formação heterogênea. “Trabalhamos de forma mais assertiva quando conseguimos reunir lideranças locais para conversar e planejar o desenvolvimento da cidade. Quanto mais diversificado for o grupo em termos de representatividade, mais eficaz se torna essa abordagem”, destacou.

O coordenador também comentou o início dos trabalhos do comitê e falou sobre o quanto a atividade do grupo poderá contribuir com o desenvolvimento do ambiente de negócios em Castro. “A instituição do Comitê Gestor representa um marco de extrema relevância para o avanço de um município, tendo como seu principal desígnio a aplicação da legislação e o aprimoramento do ambiente de negócios na localidade”, finalizou Alisson.

Leia também: Confira a previsão do tempo para o fim de semana em PG e região

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)