Casa construída em 1926 por Alberto Thielen, industrial, comerciante e figura de destaque na história de Ponta Grossa.
O nome da mansão é uma homenagem a sua esposa Hilda Thielen. O casarão possui dois pavimentos que abrigavam a família e os serviçais da casa. O interior da mansão possui pinturas que retratam, paisagens e motivos europeus, além de algumas paisagens locais.
O casarão de 600m², com influência da arquitetura francesa neoclássica e art-nouveau foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990.
Por muitos anos foi sede da Biblioteca Pública de Ponta Grossa, de 1996 até o momento funciona como Fundação de Cultura e entre 2009 até 2015 foi sede da Fundação de Turismo . O casarão de 600m², com influência da arquitetura francesa neoclássica e art-nouveau foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990.
É possível visitar a Mansão Villa Hilda gratuitamente, com a possibilidade de visitas guiadas.
Endereço: Júlia Wanderley, 936 – Centro, Ponta Grossa – PR
Horário: 8hs às 18hs, geral – 13h30 às 18h30
Telefone: (42) 3220-1000 – ramal 2094
Guia Turístico Conheça Campos Gerais
O Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e a parceria de diversos empreendimentos turísticos da região.
O material tem formato de guia de bolso, com 80 páginas, todas coloridas e através de uma linguagem objetiva, com recursos gráficos e linguagem multimídia (com uso do QRcode), o Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.
Leia também: Conheça a história dos imigrantes holandeses no Centro Cultural Castrolanda