A FIFA informou nesta quarta-feira (04) que Marrocos, Espanha e Portugal sediarão a Copa do Mundo de 2030, enquanto Uruguai, Argentina e Paraguai serão os anfitriões dos três primeiros jogos da competição para marcar o centenário do torneio.
A FIFA disse que a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha era a única candidata a sediar o torneio. A entidade deveria anunciar a sede somente no próximo ano. A primeira Copa do Mundo da história, em 1930, foi realizada no Uruguai e vencida pelos anfitriões após derrotarem a Argentina na final em Montevidéu.
A decisão desta quarta-feira marca a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada em três continentes e seis países, o que pode significar que os jogos da fase de grupos possam ser disputados em estações diferentes dependendo do hemisfério.
“O Conselho da FIFA concordou por unanimidade que a candidatura única de Marrocos, Portugal e Espanha sediará o evento em 2030 e [suas seleções] se classificarão automaticamente a partir da atribuição de vagas existente”, afirmou a FIFA em um comunicado.
“Além disso, tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo da FIFA [no Uruguai], o Conselho da FIFA concordou por unanimidade em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário na capital do país, Montevidéu […] bem como três jogos da Copa do Mundo no Uruguai, Argentina e Paraguai, respectivamente”.
Com informações da Reuters
Leia também: Vereador Felipe Passos é condenado por denúncias de rachadinha e assédio sexual