Destaque Mundo

Grupo paramilitar convoca rebelião armada contra Putin e deixa Rússia em estado de alerta

grupo-wagner-rostov-russia-rebeliao-24062023081100058 Boca no Trombone
Foto: R7
Levante de milícia armada contra Putin foi decretado nesta sexta (23)

O governo da Rússia acusou o Grupo Wagner, principal grupo mercenário russo de convocar uma rebelião armada no país.

O incidente teve início quando o líder da organização paramilitar Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, divulgou um vídeo na manhã de sexta-feira (23), alegando que o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Choigu, estava enganando o presidente Vladimir Putin e a população do país.

Em resposta, o governo russo interrompeu a programação do Canal 1 da TV estatal na noite do mesmo dia, para negar as acusações feitas por Prigozhin, e anunciou a intenção de processá-lo.

Além disso, foram colocados veículos blindados nas ruas de Moscou e Rostov-do-Don. O prefeito da capital, Sergei Sobyanin, informou que um protocolo antiterrorismo foi implementado, incluindo um reforço no policiamento e bloqueios de carros.

Posteriormente, em outro vídeo, Prigozhin afirmou que as forças lideradas por Choigu atacaram as bases do Grupo Wagner em Rostov-do-Don, localizada no sul do país, e que seus 25.000 soldados receberam instruções para reagir. A milícia ocupou a cidade e disse que “nenhum tiro foi disparado”.

Os paramilitares estão a cerca de 400km de Moscou. Eles dizem que não irão recuar e tentarão derrubar o governo russo. A milícia pede o apoio civil para auxiliar no levante. O Exército de Putin enviou forças para deter os homens, com helicópteros e tropas armadas. e decretou que quem descumprir a Lei Marcial do país será “severamente punido”.

Presidentes de outros países estão acompanhando de perto o desenrolar desta tentativa de rebelião. O presidente Lula disse esta manhã que “está se informando melhor da situação na Rússia”.

A situação permanece tensa e em constante evolução. Mais informações em breve.

Leia também: Homem invade residência da ex-mulher, efetua disparo e é preso em bairro de PG

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

“Escolhi ser delegado de polícia na faculdade”, diz Dr. Luís Gustavo Timossi Secretário Reinaldo destaca sucesso do Feira Mais em Castro Coordenadora explica quem pode tomar vacina contra Dengue em PG Projeto capacita mulheres para empreender em Ponta Grossa Campanha PG Sem Frio mobiliza população para ajudar quem mais precisa em Ponta Grossa Dr. Rafael Sanfelice explica funcionamento e benefícios da nova Câmara Hiperbárica do Centro Hospitalar São Camilo Agência do Trabalhador realiza mutirão com 80 vagas de emprego em Ponta Grossa