Começa neste sábado (13) e segue até 11 de maio, a II Romaria Tropeira pela Rota do Rosário. A romaria percorrerá 651 km por 17 municípios, sendo três na região dos Campos Gerais e 14 na região do Norte do Estado, com início do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Ao todo, serão 15 santuários visitados a cada fim de semana.
O evento que é organizado pelo Clube de Tropeiros Alma Sem Fronteira, com apoio da Mitra Diocesana de Jacarezinho e de Ponta Grossa. Além de levar a religiosidade, o evento tem como objetivo resgatar a história do tropeirismo e de tornar a rota um roteiro do turismo religioso, como Aparecida do Norte, Pai Eterno, entre outros. A romaria é aberta as pessoas de todas as idades. Os interessados podem se inscrever até o dia anterior da data do evento, no site que é disponibilizado o regulamento e itinerário da rota. Clique aqui
A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com Vinícius Nadal De Masi, um dos integrantes da comissão organizadora da romaria. Segundo ele, a pessoa também pode se inscrever através dos contatos dos responsáveis disponível no itinerário em arquivo no site. Sobre a expectativa para iniciar mais uma romaria, disse que “estamos otimistas que iremos atingir nosso objetivo, de divulgar a Rota do Rosário através do tropeirismo, que tem laços fortes com a história e cultura do Paraná e tem como identidade sua religiosidade e fé”. Vinícius conta que até o momento já estão inscritos 30 participantes para sair de Piraí do Sul, mas espera que cada percurso serão envolvidos entre 20 a 50 participantes nas comitivas.
Somente entre amanhã e domingo (14), que chegará em Jaguariaíva, Vinícius explica que será realizada várias atividades ao longo do percurso. “No dia 13, às 8 horas, haverá bênção dos tropeiros pelo padre Roberval no Santuário de Nossa Senhora das Brotas e saída das comitivas, que terão ponto de pouso na fazenda dos Moreira, próximo a capela do Bairro Capinzal. Já no domingo marcham rumo ao Santuário Natural Santa do Paredão, onde finalizam sua tropeada por volta de meio-dia, no ponto de almoço, sendo recepcionados pelos tropeiros de Jaguariaíva que recebem as imagens de Nossa Senhora das Brotas e São João Batista”. Após isso, às 14 horas tem a continuidade até o Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria em Jaguariaíva.
Em relação aos participantes, Vinicius conta que a maioria são do município que sai a romaria, mas que alguns vem de outros lugares para conhecer o percurso.
Leia também: Trabalhador tem dedo esmagado e é socorrido pelo Siate de PG