Campos Gerais

Inscrições para participar do Alfabetiza Paraná estão abertas até esta quinta (15)

dsc08251-aprimorado-nr Boca no Trombone dsc08251-aprimorado-nr
Foto: Hugo Silveira
Com início das aulas previsto para 19 de maio e duração de seis meses, o programa vai atender até 17 mil estudantes, distribuídos em 1.200 turmas presenciais em 396 municípios paranaenses

As inscrições para participar do Alfabetiza Paraná estão abertas até esta quinta-feira (15) e podem ser feitas pelo site do programa ou diretamente em uma escola estadual do município de residência. A iniciativa é do Governo do Estado e oferece aulas gratuitas para jovens, adultos e idosos que desejam aprender a ler e escrever.

Com início das aulas previsto para 19 de maio e duração de seis meses, o programa vai atender até 17 mil estudantes, distribuídos em 1.200 turmas presenciais em 396 municípios paranaenses.

O programa é voltado a pessoas com 15 anos ou mais que ainda não foram alfabetizadas. A carga horária total é de 300 horas presenciais, e os participantes recebem kit de material escolar, caderno de atividades e lanche gratuito durante os encontros.

O Alfabetiza Paraná é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), por meio do Departamento de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa conta com o financiamento de R$ 17 milhões, oriundos de recursos remanescentes do Programa Brasil Alfabetizado, repassados pelo governo federal. A Seed-PR é responsável pela gestão e pagamento das bolsas dos professores alfabetizadores, que foram selecionados via chamamento público.

Cada professor poderá atuar em até duas turmas e receberá R$ 1.200,00 por turma, mensalmente. Esses profissionais serão responsáveis por organizar as turmas, aplicar testes cognitivos de entrada e saída e acompanhar o desempenho dos alunos ao longo do processo de alfabetização.

Serviço:

Período de inscrições: até 15 de maio

Público-alvo: Pessoas com 15 anos ou mais, não alfabetizadas

Inscrições AQUI

Início das aulas: 19 de maio de 2025

Duração: 6 meses (300 horas)

Benefícios: Alimentação, caderno de atividades e kit escolar gratuitos

Leia também: Prefeito de Arapoti disse que não há como realizar reajuste de 30% no salário base dos motoristas e operadores de máquinas

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Câmara nos Bairros: Julio Kuller Fala Sobre a Primeira Sessão no bairro Santa Marta em PG “Escolhi ser delegado de polícia na faculdade”, diz Dr. Luís Gustavo Timossi Secretário Reinaldo destaca sucesso do Feira Mais em Castro Coordenadora explica quem pode tomar vacina contra Dengue em PG Projeto capacita mulheres para empreender em Ponta Grossa Campanha PG Sem Frio mobiliza população para ajudar quem mais precisa em Ponta Grossa Dr. Rafael Sanfelice explica funcionamento e benefícios da nova Câmara Hiperbárica do Centro Hospitalar São Camilo