Destaque Ponta Grossa

Ministério Público recomenda que prefeitura de PG divulgue imagens de prisões realizadas pela Guarda Municipal

Promotor de Justiça explica o motivo do pedido

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu uma recomendação do Ministério Público do Paraná para que a Guarda Civil Municipal disponibilize as imagens de câmeras de monitoramento que registrem prisões realizadas por agentes da Guarda.


O documento foi emitido e enviado para a prefeita Elizabeth Schmidt e para a secretária Municipal de Cidadania e Segurança Pública Tânia Sviercoski, requerendo que as imagens sejam apresentadas em no máximo 24 horas após a prisão.


De acordo com o promotor de Justiça João Conrado Blum Júnior, durante investigações e instauração de inquéritos sobre abuso de autoridade, verificou-se que não o município não disponibilizou as imagens das câmeras, mesmo os agentes informando que existia monitoramento nas prisões.


Ainda segundo o promotor em uma reunião foi orientado que o Município forneça as imagens rotineiramente para os delegados.


Ouça:

O documento emitido pelo MP recomenda que sejam estabelecidos protocolos para que as imagens sejam realmente disponibilizadas rotineiramente, a Guarda Civil Municipal deverá informar ao delegado-chefe da Polícia Civil de Ponta Grossa, os locais onde estão posicionadas as câmeras do sistema de videomonitoramento e se existe um plano para aumentar o número de câmeras de monitoramento.


O objetivo é possibilitar o uso das imagens como elemento probatório em eventuais acusações de abuso de autoridade, tanto para punição de irregularidades quanto para a defesa de agentes acusados injustamente.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR