A cidade de Carambeí vai receber uma nova aquisição na área da saúde. Trata-se do novo ‘Pronto-Socorro Municipal’ (pronto atendimento) que será construído na aérea central do município, e atualmente o local abriga o parque de máquinas da prefeitura. A obra que começou ser planejada em 2022 e que faz parte do Complexo de Saúde anunciado em 2023, já recebeu liberação da licença ambiental do Instituto Água e Terra (IAT).
Ao todo, a obra terá uma área de construção de 3 mil m² com investimento total de aproximadamente R$ 17 milhões. A unidade também vai abrigar a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso. Segundo ela, o projeto também já passou pela aprovação da Vigilância Sanitária do Estado, Copel, Sanepar e agora está finalizando para a licença dos bombeiros. Sobre toda a verba anunciada para a construção, Elisangela disse que R$ 5,5 milhões são do fundo perdido do Governo do Paraná.
“A construção será na área central, qual hoje o local está o parque de máquinas. A prefeitura adquiriu uma casa de propriedade particular e também toda a parte do pátio para a construção, que fica ao lado do Centro Municipal de Saúde, construído no início da emancipação do município quando tinha 6 mil habitantes. Hoje temos 25 mil pessoas, a cidade cresceu e a estrutura na unidade central de saúde ficou paralisada no tempo, então, a necessidade de uma estrutura maior e melhor para atender a população”.
Sobre o Complexo de Saúde, Elisangela Pedroso explica que já está em construção, qual começou pela UBS Nova Holanda e conta com 695 m².
Leia também: Destaque na produção leiteira, Castro comemora 320 anos; paróquia Sant’Ana também celebra seus 250 anos