No dia 8 de novembro de 2023, o prédio do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG) foi interditado pela Defesa Civil devido a rachaduras na estrutura, impossibilitando o uso pelos alunos e comunidade escolar. Desde então, aproximadamente 1,5 mil alunos foram forçados a assistir aulas online enquanto soluções eram estudadas para resolver o problema.
Relembre: Centro de Educação de PG é interditado devido a estragos das chuvas
Nesta segunda-feira (04), os estudantes do CEEPPG retomaram as aulas presenciais, agora em um novo local. O antigo prédio do Colégio São Francisco, localizado na rua Franco Grillo, bairro Oficinas, foi disponibilizado para abrigar as atividades escolares. Após 52 anos de funcionamento, o colégio particular foi desativado em 2019 e parte de suas instalações foi transformada em um hotel, enquanto a outra parte foi alugada pela Secretaria de Estado da Educação.
Embora a demolição do prédio do CEEP seja uma possibilidade, ainda não há uma decisão final. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) aguardam encaminhamentos técnicos para determinar a melhor solução. Enquanto isso, os estudantes permanecerão no prédio locado, em um acordo inicial de 12 meses, com valor mensal de locação de R$ 60 mil, totalizando R$ 720 mil ao ano.
O Núcleo de Educação de Ponta Grossa informou que a mudança é por tempo indeterminado, até que uma solução permanente seja encontrada para o antigo espaço do CEEP. Confira abaixo a nota na íntegra:
“A demolição do prédio do CEEP é uma possibilidade, mas não existe definição ainda. Tudo depende de encaminhamentos técnicos, que estão em curso no momento. A partir da conclusão dos trabalhos da equipe técnica, o Fundepar e Seed definirão a medida mais adequada. Os estudantes permanecerão no prédio locado até que haja encaminhamentos definitivos para o antigo espaço do CEEP.”